Cidades Segunda-Feira, 14 de Julho de 2025, 11h:53 | Atualizado:

Segunda-Feira, 14 de Julho de 2025, 11h:53 | Atualizado:

INCÊNDIOS

Servidores do TCE-MT passam por capacitação

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

d211fab1ba3ec85e26292b74c62be3e9.jpg

 

Cerca de 90 Servidores de todas as unidades do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) participaram do Curso de Formação de Brigada de Incêndio. A capacitação foi promovida pela Escola Superior de Contas em parceria com o Gabinete Militar do TCE-MT, entre os dias 9 e 14 de julho.

Ao longo de cinco dias, os participantes aprenderam sobre atendimento pré-hospitalar, emergências clínicas, primeiros socorros, combate a incêndios e uso correto de equipamentos de segurança contra incêndios, como extintores e hidrantes. Além disso, a formação atende a requisitos exigidos para a obtenção do alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o coordenador do Gabinete Militar do TCE-MT, tenente-coronel Sadá Ribeiro Parreira, o curso é uma capacitação periódica essencial para garantir a segurança de todos os servidores e a preservação do patrimônio público.

“O Tribunal já possui uma brigada, e esse tipo de treinamento acontece a cada um ano ou um ano e meio. Com essa turma, são cerca de 100 servidores preparados para agir em emergências, evitando tragédias e danos materiais, e garantindo a continuidade dos serviços da Corte de Contas”, afirmou Parreira.

 

O sargento Hugo Jorge destacou os principais temas abordados durante a capacitação. “Eles estão aprendendo a realizar primeiros atendimentos em casos clínicos e a combater princípios de incêndio. Também é um aprendizado fundamental para garantir uma evacuação segura em situações de risco”, explicou.

Instrutora do curso, a bombeira civil Ana Paula Bianchi reforçou que, além de preparar os servidores para emergências no ambiente de trabalho, o conhecimento pode ser aplicado em outras situações do dia a dia. “Eles aprendem o básico, como usar corretamente os extintores e prestar socorro sem agravar o estado da vítima. O mais importante é manter o controle emocional, pois isso faz toda a diferença até a chegada do atendimento especializado.”

Para o segundo sargento da Polícia Militar e servidor do TCE-MT, Manuel Ferreira Lima Júnior, que participou do curso pela segunda vez, o treinamento é essencial. “Esse conhecimento pode ser utilizado tanto no local de trabalho quanto fora dele. A capacitação é geral e envolve servidores de diversos setores, garantindo que todos estejam preparados para agir diante de uma emergência.”

O curso foi realizado no espaço Viver Treinamentos, com aulas teóricas e práticas, promovendo uma formação completa voltada para a segurança coletiva e a valorização da vida.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet