Durante uma visita técnica na região do bairro Costa Verde, em Várzea Grande, servidores da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana flagraram um homem prestes a realizar o descarte irregular de lixo em uma área de preservação ambiental. A ação foi impedida e registrada em vídeo, configurando tentativa de crime ambiental.
A equipe estava no local realizando um mapeamento de pontos críticos para definição de ações prioritárias, quando o homem chegou dirigindo um veículo com uma carretinha carregada de entulho e resíduos diversos. O descarte ainda não havia sido feito, pois, a presença da equipe inibiu a ação. Ao ser abordado, o condutor tentou desconversar e se retirou rapidamente. No entanto, o subsecretário de Serviços Públicos, José Carlos de Miranda, que acompanhava a vistoria, registrou o momento em vídeo e acompanhou o homem até o ponto onde ele pretendia fazer o despejo.
O local havia sido recentemente limpo pelas equipes da Prefeitura, mas segue sendo alvo de descarte irregular, o que reforça o desafio enfrentado diariamente pelo Município para manter as áreas públicas conservadas, mesmo com os esforços constantes das equipes de limpeza urbana.
O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz, destacou que a Prefeitura tem atuado com firmeza no combate a esse tipo de prática.
“É inadmissível que, mesmo com a coleta regular e as operações de limpeza intensificadas, algumas pessoas ainda insistam em descartar lixo desta forma, clandestina e criminosa. Isso prejudica o meio ambiente, afeta a saúde pública e desrespeita o trabalho das equipes de limpeza. Vamos continuar fiscalizando e responsabilizando os infratores”, afirmou.
DENÚNCIAS - A Secretaria reforça que o descarte inadequado de resíduos em vias públicas e áreas verdes é uma infração grave e constitui crime ambiental, passível de penalidades.
Para inibir esse crime, a prefeitura conta com a ajuda da população, que pode e deve denunciar situações como essas. São constantes os casos em que equipes limpam uma área pela manhã e antes do final do dia, o mesmo local já volta a ser tomado pelo descarte irregular.
A população pode colaborar com a fiscalização, denunciando ações irregulares diretamente para a equipe de Fiscalização e Postura pelo telefone (65) 98464-7476.
Matador
Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025, 12h24