A Secretaria de Estado de Segurança Pública realizou, na noite desta sexta-feira (20.10), a formatura de 46 agentes de segurança pública em técnicas de escolta, comboio e contra emboscada.
O curso teve duração de 10 dias (104 horas/aula). Esse é o 7º intensivo nessas modalidades operacionais realizado na Academia de Polícia Penal do Estado (Acadepolp).
Além de Mato Grosso, receberam instruções policiais penais de Tocantins e Mato Grosso do Sul, e da Guarda Municipal de Goiás, do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil de MT e da Polícia do Judiciário Federal.
O principal objetivo do curso, de acordo com o coordenador da Acadepolp, Eudes Trew de Jesus, é capacitar os agentes de segurança pública para desempenharem funções de alto risco, como as escoltas de presos. Eudes assinala que os participantes tiveram instruções desde legislação, a parte aplicada da legislação de trânsito, o Código e Trânsito Brasileiro(CBT), noções de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) de combate, e de técnicas de defesa e enfrentamento de situações de emboscada e contra emboscadas.
Na avaliação do coordenador, capacitações como essa são fundamentais para a segurança de quem trabalha no setor e para a população em geral. “Quanto mais o servidor se capacita mais eficiente se torna o serviço prestado à população e mais segurança e tranquilidade oferecemos à sociedade”, observa Eudes Trew.
O curso foi ministrado pela Polícia Rodoviária Federal, pela Polícia Militar, Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Superintendência de Transporte (Sutran) da Sesp-MT, por servidora da Unidade Setorial de Correição do Sistema Penitenciário (Unisecor), que deu instrução sobre procedimento administrativo disciplinar do servidor. Também houve instruções de comboio com a gerência do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE), e a instrução de emboscada e contra emboscada com o coordenador Eudes e com o superintendente de Política Penitenciária, Anderson Santana da Costa.
Estiveram presentes no ato de formatura o secretário adjunto de Segurança, coronel Héverton Mourett, o adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, entre outras autoridades civis e militares.
Terceriza Governador
Sábado, 21 de Outubro de 2023, 17h27Vc é Policial Penal da onde?
Sábado, 21 de Outubro de 2023, 17h25Esclarecimento
Sábado, 21 de Outubro de 2023, 17h21Polícia Penal kkkkk
Sábado, 21 de Outubro de 2023, 17h16O vontade de ser gente!
Sábado, 21 de Outubro de 2023, 16h12Marketing bom, mas o passado condena.
Sábado, 21 de Outubro de 2023, 14h38Tech
Sábado, 21 de Outubro de 2023, 12h54Irmão universal
Sábado, 21 de Outubro de 2023, 12h19