Melhorar a qualidade dos produtos de panificação e confeitaria produzidos no Estado. Essa é a tônica do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Mato Grosso (Sindipan-MT) que tem investido em novas técnicas para oferecer alimentos cada vez mais saborosos à população. Cursos, palestras e apresentação de produtos inovadores, com a participação de especialistas renomados, são algumas dessas ações já realizadas este ano. Como parte dessas atividades, estará em Cuiabá, nesta segunda-feira (31/03), o presidente da PMAN, empresa referência no controle e eliminação do mofo, Paulo Roberto Cavalcante, que ensinará algumas técnicas para aumentar a produtividade e a durabilidade dos produtos na prateleira.
O evento, organizado pelo Sindipan-MT, será realizado às 14h, na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), e aberto para os empresários das indústrias de panificação do Estado. “Esta é mais uma oportunidade para os profissionais do segmento se capacitarem, conhecerem novas técnicas, novos produtos e, assim, estimular a economia do setor e levar alimentos saborosos à mesa dos clientes, que estão cada vez mais exigentes”, afirma o presidente do sindicato, Carlos Polaco.
Dentre os temas que serão abordados no evento estão a utilização de massa ‘Madre’, uma técnica que dá mais sabor aos pães, além de melhorar a textura, o desmolde de produtos com percentual de açúcar na massa, pois muitas padarias ainda utilizam óleo para untar as formas, deixando resíduos nos alimentos. “Há muita tecnologia a favor da panificação, mas, infelizmente aqui no Estado, muitos empresários ainda não conhecem essas técnicas, por isso estamos trazendo especialistas para repassar novos conhecimentos aos profissionais das indústrias de panificação locais”, diz Polaco. O palestrante Paulo Roberto Cavalcante é também o representante da escola AIB School, referência mundial em panificação.
Segundo presidente do Sindipan-MT, uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip) e o Programa de Desenvolvimento da Alimentação (Propan) mostra que a alta durabilidade dos produtos é um dos principais requisitos que interferem na decisão do consumidor na hora da compra. “Essa é uma realidade que também ocorre em Mato Grosso, onde muitas pessoas também deixam de consumir produtos das padarias para comprar produtos industrializados”, afirma Carlos Polaco, que também é o vice-presidente regional do Propan. Degustação no ponto de venda, localização, serviço de entrega, funcionamento 24 horas são alguns outros pontos elencados na pesquisa elaborada pela empresa de pesquisa profissional Dataconsumer.
Os interessados em participar do evento podem entrar em contato com o Sindipan-MT, no telefone (65) 3653-5814.