Diretores e associados do Sindicato das Indústrias do Vestuário em Mato Grosso (Sinvest-MT) se reuniram, na semana passada, para discutir o cenário do setor têxtil no Estado, como a qualificação da mão de obra, carga tributária e ações para alavancar a economia do segmento, como a realização de eventos e cursos.
De acordo com o presidente da entidade, Sérgio Antunes, a reunião ocorreu com o objetivo de o Sindicato entender os problemas das empresas e achar boas soluções. “Aproveitamos para fazer um plano estratégico com cursos de qualificação profissional e eventos para orientar o setor de criação e comercialização dos produtos”.
A Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015 foi também um dos temas debatidos. Sindicatos laborais já estão se reunindo com o Sindicato patronal para definir o valor do reajuste salarial para este ano, que deve ser fixado em breve. Outro assunto bastante questionado pelos empresários foi o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) no Estado. Empresários do segmento têxtil reivindicam redução da carga tributária.
Para fomentar a economia do setor, o Sinvest-MT pretende investir em cursos e realizar eventos de moda. Um deles foi promovido no dia 08 de maio, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), que realizou o Fórum de Inspirações Inverno 2015. O evento contou com a participação de estudantes de moda, empresários e profissionais do segmento do vestuário, que tiveram a oportunidade de conhecer antecipadamente as tendências que vão ditar a moda na estação mais fria do ano em 2015.
Participaram da reunião a vice-presidente do Sinvest-MT, Cláudia Fagotti, os diretores Idemar Afonso, Everaldo Bittencourt e Ricardo Sarmento, além dos empresários Suzana Antunes, Roberto Santana, Marildo de Souza.