Teve início na manhã desta segunda-feira, 15 de abril, no auditório da Escola Superior de Contas, do Tribunal de Contas de Mato Grosso, a elaboração do Plano Tático Integrado de Segurança Pública para a Amazônia, o PTI, referente ao Plano AMAS – Amazônia, Segurança e Soberania. Serão três dias de oficinas e debates, sendo que na quarta-feira, dia 17, as instituições que compõem a segurança pública do estado, apresentarão propostas para o plano AMAS, cujo objetivo principal é fortalecer a presença das forças de segurança na região amazônica, combatendo crimes ambientais, tráfico de drogas e organizações criminosas, entre outros.
Presidida pelo conselheiro Waldir Teis, a Comissão Permanente de Segurança Pública do TCE-MT contribuirá com o planejamento orçamentário das ações propostas, que fazem parte do Plano AMAS. Para o secretário-executivo da Comissão, Edson José da Silva, somente a soma de forças entre as entidades operacionais e técnicas, poderá resultar em boas políticas públicas para serem aplicadas na extensa região amazônica, que envolve também o estado de Mato Grosso.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública, César Rovéri, frisou que a parceria do Tribunal de Contas de MT, no debate das políticas públicas de combate à violência é componente fundamental nesse enfrentamento.
Na opinião do comandante da polícia militar de MT, coronel Alexandre Mendes, essa parceria do TCE-MT com a área de segurança do governo do estado, já tem surtido bons resultados.