Cidades Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2023, 16h:30 | Atualizado:

Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2023, 16h:30 | Atualizado:

NATUREZA

Temporal deixa 6 mil sem luz em Cuiabá; ventos chegaram a 70 km/h

Energisa registrou cerca de 700 descargas elétricas

BRENDA CLOSS e ALEXANDRA LOPES
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Mayara Campos | Olhar Direto

ARVORE CAIDA.jpeg

 

A forte chuva que caiu no começo da tarde desta segunda-feira (30) em Cuiabá deixou cerca de seis mil clientes sem energia elétrica sendo a maioria na região central, além de mais de 500 ocorrências registradas entre queda de galhos de árvores e fios rompidos.

A previsão é de que o atendimento seja normalizado no começo da noite. O problema também atinge moradores de Várzea Grande. 

Segundo a consultora da Energisa, a meteorologista Ana Paula Paes, o vento passou dos 70 quilômetros por hora, com 30 milímetros de chuva em uma única hora. Além disso, dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT/INPE) registraram 698 descargas elétricas no período.

Por meio de nota, a companhia pediu atenção à população quanto à segurança. Ao ver cabo partido, ainda que seja de telefonia ou internet, a orientação é não tocar, pois ele pode estar energizado.

O correto é isolar a área e chamar a Energisa. A previsão é que o atendimento seja normalizado até o início da noite. 

Para se ter uma ideia, a tempestade provocou a queda de raios na torre de transmissão do Grupo Gazeta de Comunicação, deixando a empresa momentaneamente sem internet e sem sistema, tanto na redação da TV Vila Real quanto do jornal A Gazeta. Além disso, o prédio onde fica localizada a assessoria do Corpo de Bombeiros enfrenta problemas de na energia e oscilação de internet. 

Além da falta de energia, houve alagamento de ruas e avenidas, como na Avenida Tenente Coronel Duarte, conhecida como Prainha, local acostumado a ser tomado pelas águas em todo temporal. No Hospital Estadual Santa Casa, testemunhas relataram que parte do teto cedeu por causa do excesso de água e inundou, inclusive, parte do centro cirúrgico.

A situação acabou provocando um vazamento na parte interna e funcionários precisam sair às pressas do local. A instabilidade atmosférica foi provocada pela combinação de calor, umidade e o padrão de ventos na baixa e média troposfera.

Para esta terça-feira (31), apesar de algumas variações no padrão de ventos, a previsão do tempo é de pancadas de chuva para o período da tarde e da noite, com possibilidade de chuva de 90%, conforme o Instituto Clima Tempo. Os termômetros podem registrar mínimas de 27°C e máximas de 40°C. 





Postar um novo comentário





Comentários (5)

  • Solteirão apaga fogo

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2023, 23h42
  • Julie vamos bater um papo gostoso? Que tal
    1
    0



  • Zé trovão

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2023, 23h06
  • Vai com Deus dona indignada com calor já vai tarde e vai pela sombra
    1
    1



  • Jao

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2023, 22h42
  • Se faz sol, reclama. Se chove, reclama. Se esfria, reclama. Haja coração ?
    2
    1



  • Julie Marie - indignada e com calor

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2023, 22h22
  • Absurdo ficar desde as 13:55 até agora 22:17 sem luz. A gente paga caro pra tá incluso essas emergências pontuais aí. Aqui no condomínio mesmo centenas de pessoas vão amanhecer com coisas estragadas na geladeira. Plena região central da capital. Absurdo total Por isso as pessoas mudam deste lugar pq quando esquenta é pra ferrar com a saúde da gente e quando vem uma primeira chuva mais decente pra aliviar aí a cidade e os serviços entram em colapso. Basta!!! Amanhã mesmo vou providenciar minha mudança para Coxim afinal estou cansada de ser enganada.
    3
    1



  • Jéssica Trans Corintiana

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2023, 19h00
  • Credo Eu fiquei com medo. Quem irá me proteger todinha? Ui
    2
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet