Mayara Campos | Olhar Direto
A forte chuva que caiu no começo da tarde desta segunda-feira (30) em Cuiabá deixou cerca de seis mil clientes sem energia elétrica sendo a maioria na região central, além de mais de 500 ocorrências registradas entre queda de galhos de árvores e fios rompidos.
A previsão é de que o atendimento seja normalizado no começo da noite. O problema também atinge moradores de Várzea Grande.
Segundo a consultora da Energisa, a meteorologista Ana Paula Paes, o vento passou dos 70 quilômetros por hora, com 30 milímetros de chuva em uma única hora. Além disso, dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT/INPE) registraram 698 descargas elétricas no período.
Por meio de nota, a companhia pediu atenção à população quanto à segurança. Ao ver cabo partido, ainda que seja de telefonia ou internet, a orientação é não tocar, pois ele pode estar energizado.
O correto é isolar a área e chamar a Energisa. A previsão é que o atendimento seja normalizado até o início da noite.
Para se ter uma ideia, a tempestade provocou a queda de raios na torre de transmissão do Grupo Gazeta de Comunicação, deixando a empresa momentaneamente sem internet e sem sistema, tanto na redação da TV Vila Real quanto do jornal A Gazeta. Além disso, o prédio onde fica localizada a assessoria do Corpo de Bombeiros enfrenta problemas de na energia e oscilação de internet.
Além da falta de energia, houve alagamento de ruas e avenidas, como na Avenida Tenente Coronel Duarte, conhecida como Prainha, local acostumado a ser tomado pelas águas em todo temporal. No Hospital Estadual Santa Casa, testemunhas relataram que parte do teto cedeu por causa do excesso de água e inundou, inclusive, parte do centro cirúrgico.
A situação acabou provocando um vazamento na parte interna e funcionários precisam sair às pressas do local. A instabilidade atmosférica foi provocada pela combinação de calor, umidade e o padrão de ventos na baixa e média troposfera.
Para esta terça-feira (31), apesar de algumas variações no padrão de ventos, a previsão do tempo é de pancadas de chuva para o período da tarde e da noite, com possibilidade de chuva de 90%, conforme o Instituto Clima Tempo. Os termômetros podem registrar mínimas de 27°C e máximas de 40°C.
Solteirão apaga fogo
Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2023, 23h42Zé trovão
Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2023, 23h06Jao
Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2023, 22h42Julie Marie - indignada e com calor
Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2023, 22h22Jéssica Trans Corintiana
Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2023, 19h00