A Segunda Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça (TJMT) negou a “promoção” a um tenente-coronel PM, aposentado há 16 anos, para o posto de coronel da Corporação. O Portal Transparência do Governo do Estado revela que o oficial inativo recebe uma aposentadoria bruta mensal de R$ 29,7 mil.
Os magistrados seguiram por unanimidade o voto do desembargador Mario Roberto Kono de Oliveira, relator de um recurso (embargos de declaração), de M. A.B, tenente-coronel PM aposentado no ano de 2006 que tenta ser “promovido”.
Segundo os autos, o militar atuava como dentista da Polícia Militar e se aposentou no ano de 2006 como tenente-coronel da Corporação. Na época, a legislação mato-grossense previa que o cargo era o último da hierarquia militar estadual.
Posteriormente, no entanto, uma nova lei “criou” mais um cargo dos oficiais da carreira militar, que foi o de “coronel”. O oficial aposentado defende que possui direito à promoção em razão da nova legislação.
Em seu voto, porém, o desembargador Mario Roberto Kono de Oliveira não aceitou o recurso do tenente-coronel explicando que ele ingressou com uma modalidade de recurso (embargos de declaração) que tem o objetivo de esclarecer decisões contraditórias. Na avaliação do magistrado este não é o caso, mantendo a decisão de primeira instância que já havia negado o pedido do oficial.
“Na realidade, vislumbra-se que a pretensão do Embargante é, na realidade, instaurar nova discussão acerca da matéria, posto o seu inconformismo com o pronunciamento desta e. Câmara, o que é incabível em sede de embargos de declaração. O mero inconformismo do Embargante não pode ensejar a oposição de embargos de declaração, os quais não são apropriados para rediscussão da matéria já decidida, ainda que, supostamente, incoerente, segundo o entendimento dele”, explicou o desembargador.
Ainda há possibilidade de recurso contra a decisão colegiada firmada em sessão do dia 22 de novembro de 2022.
Cel
Domingo, 29 de Janeiro de 2023, 17h35Tchapa cruz
Domingo, 29 de Janeiro de 2023, 13h57Cel
Domingo, 29 de Janeiro de 2023, 11h00Sociedade
Domingo, 29 de Janeiro de 2023, 09h22Capitão Virgulino EB Rr
Sábado, 28 de Janeiro de 2023, 22h29Tchapa e Cruz
Sábado, 28 de Janeiro de 2023, 19h44