O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizou nesta terça-feira (29 de abril) sessão pública de identificação das provas e divulgação das notas da prova escrita discursiva, referente à segunda etapa do Concurso para Provimento de Cargos de Juiz de Direito Substituto. A prova foi realizada no dia 9 de fevereiro deste ano. Mais de 580 candidatos concorrem a cinco vagas, além de cadastro reserva.
A sessão ocorreu no Plenário 1, na sede do TJMT, em Cuiabá, e foi aberta ao público, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Tribunal no YouTube.
A identificação das provas marca uma etapa fundamental do concurso, assegurando a lisura e a publicidade do certame, em conformidade com os princípios que regem a administração pública.
Durante a sessão, a presidente da Comissão do Concurso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, destacou a importância do respeito aos princípios constitucionais e à meritocracia.
"Esta etapa representa o compromisso do nosso Tribunal com a lisura do certame, o respeito aos princípios constitucionais e, principalmente, à meritocracia. Agradeço a presença dos membros da Comissão do Concurso, dos representantes do Ministério Público, Antônio Sérgio Cordeiro Piedade, da Ordem dos Advogados do Brasil, Stalin Paniago Pereira, bem como dos servidores, candidatos e demais participantes" afirmou.
A desembargadora reforçou que a realização da sessão pública dessa etapa é essencial para garantir a confiança dos candidatos e da sociedade.
"Estamos hoje nessa solenidade exatamente para identificar e para mostrar como são essas etapas, como elas têm segurança, como toda a identificação é feita no momento certo e da maneira correta, para que não haja má interpretação a respeito da prova, assegurando, assim, segurança jurídica, transparência e confiabilidade ao concurso", garantiu Clarice Claudino.
A coordenadora da Coordenadoria dos Magistrados, Renatta Tirapelle, também destacou a importância desse momento para o fortalecimento da credibilidade do concurso.
"Essa fase é extremamente importante para a continuidade do certame, pois garante a transparência e a publicidade, princípios que norteiam todo o procedimento. É a oportunidade de todos verificarem que o processo é seguro e que a avaliação é feita de forma justa e imparcial," enfatizou.
A transparência do processo e o comprometimento com a correta identificação das provas refletem o compromisso do TJMT em promover um concurso pautado pela ética, respeito e rigor técnico. Após o início da sessão pública, representantes da Fundação Getúlio Vargas, responsável pelo certame, abriram os malotes lacrados contendo as provas com os nomes e as notas de cada candidato.
Com todos os malotes abertos e já com a conclusão da identificação das provas e divulgação das notas, a desembargadora Clarice Claudino da Silva encerrou a sessão pública. “Reafirmamos nosso compromisso com a legalidade, com a ética e com a transparência por meio deste processo. Hoje executamos uma das importantes etapas. Desejamos aos candidatos sucesso na continuidade deste importante certame”, concluiu a magistrada.