O juiz Marcos Terêncio Agostinho Pires, da 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Cuiabá, ministrou a palestra “Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher: Organismos de Política para as Mulheres" às equipes da rede socioassistencial de Água Boa (631 km de Cuiabá) e municípios vizinhos na sexta-feira (27 de setembro).
A iniciativa integra o projeto Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, do Governo do Estado, e que visa fortalecer as políticas públicas e o combate à violência contra as mulheres por meio de diversas ações nos municípios mato-grossenses. O evento reúne representantes de diversas áreas, como o Ministério Público, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos de assistência social e saúde. Juntos, autoridades e profissionais discutiram formas de articulação para melhor amparar mulheres em situação de violência.
Durante a manhã, o juiz Marcos Terêncio contribuiu como facilitador nas discussões, quando foram abordadas estratégias conjuntas para o fortalecimento do combate à violência de gênero. "Além da capacitação de servidores de todos os municípios que aderiram ao termo, o evento proporcionou uma grande troca de experiências e boas práticas, fortalecendo a rede de enfrentamento à violência doméstica. As palestras tiveram adesão e participação importante de representantes de todos os municípios envolvidos", apontou o juiz.
O magistrado também prestigiou da solenidade que marcou a celebração do termo de adesão à implantação do Programa Ser Família Mulher na esfera municipal. Participaram da iniciativa, além da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho, representantes das secretarias municipais de Assistência Social e, em alguns casos, primeiras-damas das cidades de: Água Boa, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira e Serra Nova Dourada.
No período da tarde, a programação seguiu com atividades simultâneas, como a capacitação de conselheiros (as) municipais sobre a importância do controle social, além do atendimento às mulheres da comunidade por meio da van Ser Família Mulher, iniciativa que visa proporcionar suporte imediato às mulheres, além de promover conscientização sobre seus direitos e serviços disponíveis para auxiliá-las.
Mulher
Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2024, 11h14