Cidades Quarta-Feira, 08 de Maio de 2024, 16h:37 | Atualizado:

Quarta-Feira, 08 de Maio de 2024, 16h:37 | Atualizado:

Notícia

TRE-MT participa do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Encontro

 

Teve início nesta terça-feira (7), em São Paulo, o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), um evento crucial para debater a valorização e preservação da história do Poder Judiciário e suas instituições e, que nesta edição, traz como tema “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”. Reunindo membros do sistema de Justiça de todo o país até sexta-feira (10), o evento é uma iniciativa conjunta dos cinco tribunais, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, demonstrando o compromisso coletivo com a preservação da memória institucional do Judiciário brasileiro.

O juiz auxiliar da presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Vilella, presente no evento, enfatiza: "A participação do TRE-MT no IV Enam é um reflexo do nosso compromisso com a preservação da história e da memória do Poder Judiciário. É uma oportunidade ímpar para compartilhar experiências e contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de gestão documental em todo o país". O magistrado também é presidente da Comissão Memória da Justiça Eleitoral Mato-grossense (CMJE-MT)

Além das discussões e palestras sobre a memória do Poder Judiciário, a historiadora Mary Del Priore ministrou a palestra inaugural com o tema "História das Mulheres e o Poder Judiciário", destacando avanços sociais e legislativos relacionados à igualdade de gênero.

O IV Enam também conta com apresentações culturais e está prevista uma série de atividades ao longo dos dias, incluindo painéis, visitas técnicas, oficinas e a outorga do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário.

"É uma honra participar deste encontro. Como chefe da biblioteca do TRE-MT, vejo este evento como uma oportunidade única para trocar experiências, aprender com os colegas de outros tribunais e contribuir para o aprimoramento da gestão documental e preservação da memória judicial em nosso país”, destacou a analista judiciária, Lener Galinari .

Também participam do Encontro, o coordenador de gestão da informação do TRE-MT, Gustavo Castor e o chefe da seção de planejamento e treinamento, Jorge Kimura.

Sobre o Enam - O Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução CNJ nº 316/20 e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O foco é a preservação da história do Judiciário nacional e o compartilhamento de experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet