Uma idosa de 70 anos, moradora do bairro Jardim Costa Verde, em Várzea Grande, morreu na cidade de Pilar, no estado da Paraíba, onde estava passeando com uma amiga de longa data, com quem ela morava há mais de uma década. Creuza Maria dos Santos, conhecida como Anita pelos mais próximos, e também por sua alegria e irreverência, faleceu em decorrência de uma hemorragia enquanto dormia, na última terça-feira (29 de novembro), um dia antes da viagem de volta para casa.
FOLHAMAX conversou com a advogada Luara Paiva, que relembrou sobre os anos de convivência com a “Anita de Várzea Grande”, uma idosa negra e muito simpática, oriunda de uma família bastante humilde, do Bairro da Manga.
Luara fez várias homenagens em seu perfil relatando relembrando bons momentos e falando da saudade que a idosa vai deixar para todos que a conhecia, mas principalmente para a servidora aposentada Maria Eugênia Paiva de Castro, ou simplesmente Dona Geni, avó de Luara e amiga inseparável de Anita, companheira de todos os momentos.
“Anita era amiga da minha avó há muitos anos, ela foi babá de uma tia minha e depois de um tempo perderam vínculos. Após vários anos minha tia que foi criada pela Anita a reencontrou e foi num momento em que minha avó precisava de uma companhia para ficar em casa”, relata a advogada que sempre morou com a avó desde criança, mas por causa de serviço e outras compromissos não podia mais ficar o tempo todo com a avó.
Foi então que Anita passou a morar com Dona Geni no bairro Costa Verde. “Em maio deste ano fez 10 anos que a Anita morava com a gente. Minha avó e a Anita eram muito amigas, viajavam juntas, dormiam no mesmo quarto. Para ir a qualquer lugar elas sempre iam juntas. A Anita só desgrudava da minha avó para ir ver a família dela no bairroda Manga, elas eram muito grudadas e eu fui morar com as duas, via a Anita e minha avó todos os dias e dava assistência para as duas. Chegou um tempo da minha vida que eu cuidava das duas, levava elas para passear, ao médico e onde mais fosse necessário”, conta Luara.
As amigas viajaram para o estado da Paraíba no dia 30 de outubro a passeio e estavam na casa de familiares. No entanto, um dia antes viajarem de volta para Várzea Grande, Anita sofreu uma hemorragia enquanto dormia e chegou a se levantar, mas caiu no chão e faleceu, na casa de uma irmã de Dona Geni.
O atestado de óbito aponta como causa da morte um choque hipovolêmico – hemorragia digestiva gástrica e úlceras gástricas. Ou seja, ela teve um sangramento espontâneo em decorrência de uma úlcera. O corpo foi transladado para Várzea Grande e o velório ocorre na Funerária Santo Antônio desde às 9h30 desta quinta-feira (1º).
O sepultamento está marcado para esta tarde no Cemitério Recanto da paz, no bairro Jardim dos Estados, em Várzea Grande.
Adriana
Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2022, 19h31