Nesta sexta-feira (14), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu a visita de uma comitiva de representantes da Universidade de Turku de Ciências Aplicadas, da Finlândia. O encontro teve como objetivo estreitar laços acadêmicos e discutir o desenvolvimento conjunto de projetos em áreas de interesse mútuo, principalmente serviço social, saúde e automação agrícola. Durante a visita, os finlandeses também tiveram a oportunidade de conhecer o Museu de Arqueologia e Etnografia (Musear) da UFMT.
A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, ressaltou a importância de estabelecer parcerias que envolvam intercâmbios de conhecimento e experiências. Segundo ela, a parceria com a Universidade de Turku é estratégica, pois ambas as instituições compartilham uma abordagem pedagógica semelhante, voltada para o ensino prático e a educação popular, em bases freireanas. “A Universidade Federal precisa aproveitar todas as possibilidades de estabelecer parcerias e intercâmbios que possibilitem o relacionamento entre aquele processo educativo e o nosso”, afirmou a reitora.
No mesmo sentido, o Secretário de Relações Internacionais da UFMT, professor Sérgio Roberto de Paulo, falou sobre a relevância dessa parceria. De acordo com ele, a visita é um marco para a instituição, especialmente considerando os interesses comuns. “A Universidade de Turku tem vários cursos na área de ciência e tecnologia, mas também tem cursos na área de humanas, como serviço social, e também tem uma vertente na área de saúde, que são interesses mútuos. A Finlândia é uma referência tanto na educação quanto na inovação, e isso é muito importante para a UFMT”, destacou.
Já o reitor da Universidade de Turku, Vesa Taatila, compartilhou suas impressões sobre o estado de Mato Grosso e a UFMT. Ele comentou que a região, muito voltada para inovação, tem grande sinergia com a abordagem da universidade finlandesa. “Minha experiência em Mato Grosso é que é uma região bastante prática, na qual as pessoas estão realmente fazendo coisas para construir um futuro melhor. Eu adoro esse tipo de abordagem e espero que possamos desenvolver projetos reais juntos, para que possamos aprender com eles, tanto em Mato Grosso quanto na Finlândia”, concluiu.
A visita à UFMT é um passo importante para fortalecer a relação entre as duas instituições, e a possibilidade de futuras colaborações promete ser frutífera para ambas as partes. Também participaram do encontro o vice-reitor da UFMT, professor Silvano Galvão, as pró-reitoras de Cultura, Extensão e Vivência, Lisiane Pereira de Jesus e Graduação, Luciane de Almeida Gomes; os Secretários de Comunicação e Multimeios, Jociene Pedrini e de Tecnologia da Informação, Allan de Oliveira; e o prefeito do Câmpus, Paulino Simão de Barros.