A umidade relativa do ar chega a marca dos 30% às 14h desta terça-feira (26), de acordo com informações do 9º Distrito de Meteorologia.
A temperatura mínima alcançou 17,7 °C na madrugada e a máxima prevista é de 36,7°C. Não há previsão de chuvas.
Os índices vêm sendo os mesmos desde o domingo (24) e previsão é que se mantenham até quinta-feira (28), informa Waldilson Almeida Fidelis, chefe do setor de telecomunicações do Distrito.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando o nível cai para menos de 30%, os prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.
Entres os problemas, podem ocorrer dores de cabeça, complicações alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele, cansaço.
Para se prevenir, a recomendação de especialistas é manter o corpo sempre bem hidratado. É importante beber bastante água, mesmo sem sentir sede.
Confira outras dicas:
1 - Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
2 - Evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h;
3 - Usar produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
4 - Colocar chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
5 - Importante umidificar os ambientes colocando toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos aposentos, principalmente nos quartos de dormir;
6 - Evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções oportunistas das vias aéreas;
7 - Não queime lixo nem provoque queimadas. Fumaça e calor pioram ainda mais a qualidade do ar que respiramos.