Cidades Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2015, 17h:16 | Atualizado:

Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2015, 17h:16 | Atualizado:

DEU NA VEJA

Várzea Grande é considerada a 5ª pior cidade do Brasil

 

Revista Veja

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

varzea-grande-2008-500x332.jpg

 

A empresa de consultoria econômica e financeira Delta divulgou o BCI 100, o ranking das cem melhores e das cem piores cidades brasileiras. Única representante de Mato Grosso na lista, Várzea Grande figura como a quinta pior cidado do país.

O levantamento combina a análise de áreas como educação, saúde, taxas de violência, qualidade dos domicílios, receitas e despesas per capita, desigualdade e eficiência da gestão. “O foco principal é, sem dúvida, as condições de vida local”, resume um trecho do estudo.

Santos aparece em primeiro, com Belo Horizonte e Jundiaí no segundo e terceiro lugares, respectivamente. O mesmo trio liderou o ranking do ano passado, o que consolida o resultado da pesquisa. Belo Horizonte e Curitiba são as únicas capitais a figurarem entre as dez melhores. Na outra ponta da lista, está a Duque de Caxias, a pior entre todas as analisadas, seguida pelas “menos piores” Belford Roxo e Porto Velho. As duas fluminenses também mantiveram a posição de 2014 (confira as demais colocações mais abaixo).

“Apesar dos ganhos na qualidade de vida da população brasileira, particularmente daquela residente em centros urbanos, ainda são observados desafios imensos na oferta de infra estrutura física e social, em especial, para a população mais carente. Neste início de século elas podem e devem ser utilizadas como instrumento para o desenvolvimento sustentável do país”, diz outro trecho do estudo.

A avaliação da Delta é a de que a seleção natural cunhada por Charles Darwin também se aplica às cidades. Sua capacidade de adaptação é determinante para seu desenvolvimento. Entre as medidas que a empresa considera benéficas estão a elaboração de planos municipais estratégicos, sólida estrutura de gestão, alianças como consórcios e parcerias público privadas (PPPs) e criação de políticas de incentivo.

Conheça abaixo as vinte melhores e as vinte piores cidades do país, de acordo com o ranking BCI 100:

AS MELHORES:

1º) Santos (SP)

2º) Belo Horizonte (MG)

3º) Jundiaí (SP)

4º) Blumenau (SC)

5º) Campinas (SP)

6º) Mogi das Cruzes

7º) São Bernardo do Campo (SP)

8º) Curitiba (PR)

9º) Santo André (SP)

10º) Mauá (SP)

11º) Florianópolis (SC)

12º) Bauru (SP)

13º) Uberlândia (MG)

14º) Rio de Janeiro (RJ)

15º) Porto Alegre (RS)

16º) Goiânia (GO)

17º) São Paulo (SP)

18º) Diadema (SP)

19º) Vitória (ES)

20º) Brasília (DF)

AS PIORES:

1º) Duque de Caxias (RJ)

2º) Belford Roxo (RJ)

3º) Porto Velho (RO)

4º) Ananindeua (PA)

5º) Várzea Grande (MT)

6º) Macapá (AP)

7º) Vitória da Conquista (BA)

8º) Maceió (AL)

9º) Caucaia (CE)

10º) Santarém (PA)

11º) Camaçari (BA)

12º) Caruaru (PE)

13º) Rio Branco (AC)

14º) Feira de Santana (BA)

15º) Ribeirão das Neves (MG)

16º) Ponta Grossa (PR)

17º) Gravataí (RS)

18º) Olinda (PE)

19º) Cariacica (ES)

20º) Manaus (AM)

O ranking é baseado em dados coletados em diversas fontes, como Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ministérios das Comunicações, Fazenda, secretaria da Juventude, Conselho Nacional de Medicina e de Odontologia.

 





Postar um novo comentário





Comentários (6)

  • Ant?nio Gomes

    Quinta-Feira, 17 de Dezembro de 2015, 16h36
  • Concordo com a internauta MARI , pois quando o Jaime Campos, era prefeito ,bem como o Carlos Gomes,Ary, Julinho , nossa cidade despontava como uma das mais progressistas e boa de trabalhar e morar. Depois de 2004, quando recaiu sobre nos a PRAGA dos 10 anos, das admistracoes corruptas e sem rumo do Murilo,Zaelli, e ultimamente o safado do Wallace, as coisas pioraram e desgringolam por completo.Prefiro mil vezes um do grupo do Campos, oque essa turma que os substituíram.Que a Lucimar seja reeleita para o bem da VG.
    0
    1



  • Ilze

    Quinta-Feira, 17 de Dezembro de 2015, 12h41
  • Também ali prevalece há décadas uma oligarquia politica que manda e desmanda, como poderia ser diferente!
    3
    0



  • WALTER

    Quinta-Feira, 17 de Dezembro de 2015, 08h34
  • Por ter eleitores como voce Mari é que o nosso municipio é esta porcaria, desinformada, não tem conhecimento de que foi seu Jaime campos quem colocou o municipio nesta situação, nem 20 anos de uma administração séria colocorá o municipio numa situação razoavel, mas com o voto de pessoas como voce Mari, repito "desinformada", ajudará seu Jaime que nunca trabalhou na vida, a comprar mais 25 fazendas com o dinheiro da prefeitura.
    6
    0



  • Junior

    Quinta-Feira, 17 de Dezembro de 2015, 06h19
  • Isso aí, continuem votando nos Campos e todos os que trocam de cadeiras à décadas! Povo de VG, Pa ra béns
    4
    0



  • MARI DE ALMEIDA

    Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2015, 20h31
  • Lamentavelmente os culpados pela situação caótica que vive o nosso Município de VG, somos nos mesmos eleitores desta cidade-irmã de Cuiabá, que especializamos em eleger políticos corruptores incompetentes e safados,como fizemos nas ultimas três eleições ,votando em Murilo Dormindo, Zaelli Amendoim, e pior de todos,o baixinho do Wallace Guimarães. Roubaram, e acabaram com nosso Município.felizmente o MPE e a Justiça, colocou-nos nas mãos honradas da nova prefeita Lucimar Campos, que está consertando as cagadas e safadezas aprontadas pelos seus antecessores. Logo sairemos dessa lista negativa....ok.
    2
    8



  • Ant?nio Eur?pedes

    Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2015, 18h11
  • Kkkkk, furada esse ranking, nossa V.G está em primeiro.
    5
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet