A Secretaria de Educação de Várzea Grande conta agora com mais dois ônibus equipados para o transporte escolar na zona rural do município. O primeiro veículo foi entregue hoje (11.04) no pátio da Prefeitura de Várzea Grande, modelo Ore 3, de 36 lugares, orçado em R$ 240.500,00, cor amarela. O segundo (Ore 2), avaliado em R$ 22.780,00, da mesma cor, já está a caminho, informou o secretário Jonas S. da Silva. A previsão é de que chegue nas próximas horas e entre em serviço a partir desta segunda-feira (14.04), juntando-se à frota operacional em curso.
Jonas explicou que o primeiro ônibus irá atender exclusivamente o Assentamento Sadia III (Várzea Grande), deslocando-se no transporte de estudantes entre os demais assentamentos para a Escola Municipal "Osmar Milan Capilé" (Sadia III). Atualmente, informou, a Educação dispõe de 12 microônibus e três ônibus, somando-se aos dois últimos repassados pelo governo federal. Parte da frota da Educação que atende três escolas rurais do município ainda é locada (10 ônibus), acrescentou.
Na opinião do secretário, investimentos em transporte são essenciais para facilitar o trabalho dos educadores e a vida dos próprios estudantes, que se sentem mais motivados quando podem usufruir de uma estrutura melhor de atendimento. "Agora, com estes dois, será possível reduzirmos a quantidade de ônibus locados para oito, sem que isso se reflita em prejuízos no serviço prestado aos estudantes", pontuou.
Jonas detalhou que os novos ônibus disponibilizados para o setor rural estudantil do município são especialmente preparados para enfrentar estradas de condições adversas, lama e buracos. Dispõem de tração 4x4, suspensão mais alta e pneus próprios para enfrentar atoleiros e buracos. "O acesso a alguns assentamentos é dificultado em época chuvosa pela precariedade da malha viária improvisada, repleta de crateras e atoleiros. Não é todo veículo que passa em lugares similares".
Além de transportar estudantes na área rural, os ônibus também vão desenvolver atividades extracurriculares, auxiliar no transporte de alunos e professores para aulas a campo e outras atividades. Jonas sublinhou que esse tipo de transporte facilita muito o trabalho da Educação na zona rural de Várzea Grande. "Ademais, essa é a primeira condição para o aluno estar na escola: transporte. O estudante rural quer contar diariamente com esse apoio. Pois fica inviável para ele enfrentar buracos e lama para ir à escola e retornar pra casa . A preocupação da atual gestão é centrada em promover melhorias diversas que facilitem o acesso ao conhecimento também na zona rural. Um dos pontos básicos é resguardar a parte de transporte, e isso temos feito regularmente".