Várzea Grande realiza esta semana várias ações de vacinação contra a Covid-19, com edições do 'Corujinha da Vacinação' e 'Corujão da Vacinação', para dar celeridade a aplicação de doses da vacina, uma vez que o município antecipa o cronograma vacinal e baixou cadastro para o grupo população em geral de 30 a 34 anos, com previsão de imunizar esta nova faixa etária no próximo sábado dia 17 de julho. Nesta semana serão vacinadas todas as pessoas já contempladas pelo Programa Nacional de Imunização e aplicação da segunda dose, além das pessoas da faixa etária de 35 a 39 anos.
Nesta segunda-feira (12), haverá a Edição do Corujão da Vacinação, nas Clínicas Médicas do Univag, a partir das 16 horas às 22 horas, em dois pontos, fixo e drive thru. Na terça-feira (13), a vacinação ocorrerá no Ginásio Poliesportivo ‘Fiotão, ponto-fixo, e haverá edição do 'Corujinha da Vacinação'. A ação inicia às 8h e vai até as 20h. No período da manhã está reservado para vacinar as pessoas com a segunda dose da vacina, tanto para as que tomaram a primeira dose da Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, ou aquelas que já venceram o prazo, e ainda não compareceram aos pontos de vacinação. Para estas pessoas é só ir ao Fiotão, neste dia, e apresentar a carteira vacinal da primeira dose.
No 'Corujinha da Vacinação', das 16h às 20h, a vacinação será para as pessoas que ainda não se cadastraram, por algum motivo, ou não possui acesso à internet, e faz parte dos grupos já chamados para a vacinação. O Cadastro será feito na hora e a vacina será aplicada, é só levar um documento com foto e o número do CPF.
Já na quarta-feira (14), a vacinação ocorre em dois pontos, Jardim dos Estados – ponto-fixo e no Ginásio Poliesportivo 'Fiotão' ponto - fixo. O horário para os dois locais é o mesmo das 8h às 16h. Neste dia 14 de julho no Ginásio Poliesportivo ‘Fiotão’, o período da manhã será reservado para aplicação da segunda dose, para aquelas pessoas que tomaram a primeira dose dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac e Pfizer.
Os moradores inseridos nos públicos-alvo, devem comparecer aos pontos de vacinação munidos de documento pessoal com foto, CPF, comprovante de residência. “Estamos conseguindo antecipar o cronograma vacinal de Várzea Grande, e isso é motivo de muita alegria e satisfação, pois graças ao trabalho de toda equipe de profissionais envolvidos na campanha de vacinação, que trabalham de segunda a segunda, e todos empenhados na imunização dos várzea-grandenses. As doses estão chegando gradativamente a nossa cidade e consequentemente estamos aumentando o número de imunizados. Até a data de 10 de julho, Várzea Grande já aplicou 117.122 doses dos imunizantes contra a Covid-19, sendo 92.858 da primeira dose e 24.264 da segunda dose”, informou o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.
O secretário Gonçalo de Barros alerta e orienta aos moradores a não escolherem vacinas, pois todas garantem imunidade contra a Covid-19. “Temos disponíveis hoje em nosso município quatro vacinas contra a Covid-19, a Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e a Janssen. Todos os imunizantes passaram por testes que comprovam sua segurança e eficácia, além de estarem autorizados para aplicação pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Recusar-se a receber o imunizante disponível, na data agendada , coloca em risco sua saúde e dos demais, pois pode acontecer desse mesmo morador, sem a imunização devida, se infectar com o vírus da Covid e consequentemente seus familiares”, alerta a secretário, lembrando que os imunizantes são disponibilizados aos pontos de vacinação conforme data de recebimento, para que não haja perda por prazo de validade.
Para realizar o pré-cadastro, os moradores de Várzea Grande devem acessar o site oficial da prefeitura pelo endereço eletrônico www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba Imunização Várzea Grande. Após preencher corretamente os campos exigidos na inserção dos dados e das informações solicitadas dos documentos, como CPF, Cartão do SUS de Várzea Grande, endereço completo, entre outras informações, confirma o agendamento após três dias úteis.
- Confira os locais de vacinação de 12 a 14 de julho:
- Segunda-feira (12):
- Corujão da Vacinação - Clínicas Médicas do Univag
- Horário: 16 às 22h:
-Serão vacinados pessoas dos grupos já contemplados pelo Plano Nacional de Imunização - PNI- Idosos acima de 60 anos, pessoas com comorbidades e pessoas acima de 30 anos do público em geral. Só serão vacinados os agendados.
- Terça-feira (13):
- Corujinha da Vacinação – Ginásio Poliesportivo ‘Fiotão”
- Horário: 8 às 20h
Nesta terça-feira (13), a vacinação ocorre no Ginásio Poliesportivo ‘Fiotão, ponto-fixo, e haverá edição do 'Corujinha da Vacinação'. A ação inicia às 8h e vai até as 20h. No período da manhã está reservado para vacinar as pessoas com a segunda dose da vacina, tanto para as que tomaram a primeira dose da Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, ou aquelas que já venceram o prazo, e ainda não compareceram aos pontos de vacinação. Para estas pessoas é só ir ao Fiotão, neste dia, e apresentar a carteira vacinal da primeira dose.
No Corujinha da Vacinação, das 16h às 20h, a vacinação será para as pessoas que ainda não se cadastraram, por algum motivo, ou não possui acesso a internet, e faz parte dos grupos já chamados para a vacinação. O Cadastro será feito na hora e a vacina será aplicada, é só levar um documento com foto e o número do CPF.
-Quarta-feira (14):
-Vacinação ocorre em dois pontos: Jardim dos Estados e Ginásio Poliesportivo ‘Fiotão”.
- Horário: Para os dois pontos o horário é o mesmo das 8h às 16h.
- Neste dia 14 de julho no Ginásio Poliesportivo ‘Fiotão’, o período da manhã será reservado para aplicação da segunda dose, para aquelas pessoas que tomaram a primeira dose dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac e Pfizer. Período da tarde as demais pessoas agendadas dos grupos contemplados.
- No Jardim dos Estados serão vacinadas pessoas acima de 60 anos, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, lactantes, pessoas com comorbidades e as pertencentes ao público em geral acima dos 35 anos. Só serão vacinadas as pessoas devidamente agendadas.