Na próxima segunda-feira (11), Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, dará início à agenda nacional das Blitze ONEE, uma ação interativa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), a maior competição estudantil do setor elétrico brasileiro. A primeira parada será na Escola Municipal Gonçalo Domingos de Campos (CAIC), onde 116 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental participarão de uma manhã de atividades voltadas ao consumo consciente de energia.
O evento contará com a presença do diretor da Aneel, Fernando Mosna; do presidente do Instituto Abradee, Marcos Madureira; do senador Wellington Fagundes; e do diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, Marcelo Vinhaes, além de autoridades locais. “Estamos orgulhosos por receber e apoiar um projeto que mobiliza escolas, professores e toda a comunidade em uma causa que é vital para o desenvolvimento sustentável. Ao levar a Olimpíada de Eficiência Energética para o Mato Grosso e outras regiões, ajudamos a formar cidadãos conscientes, preparados para enfrentar os desafios energéticos do futuro.”, destaca Marcelo Vinhaes.
Para Mosna, a ONEE desempenha um papel essencial na formação de uma nova geração de consumidores comprometidos com o uso responsável da energia. “A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma oportunidade de aproximar os jovens de um tema essencial para o futuro do Brasil: a eficiência energética. Ao unir aprendizado e interatividade, mostramos que cada escolha faz diferença e que a consciência sobre o consumo responsável começa na escola, mas se estende para toda a sociedade.”, destaca Fernando Mosna.
A Blitz ONEE tem como proposta aproximar os estudantes de temas fundamentais como sustentabilidade, consumo energético, uso eficiente de equipamentos domésticos e explicar como está estruturada a matriz energética brasileira. Para tornar o aprendizado mais dinâmico, a programação inclui palestras, jogos, desafios e atividades lúdicas, transformando conceitos técnicos em experiências acessíveis e engajadoras.
A ação faz parte da mobilização nacional em torno da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025, que abriu inscrições no dia 1º de agosto e pretende alcançar meio milhão de alunos das redes pública e privada de ensino.
Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, a ONEE tem como empresa proponente este ano a RGE, distribuidora do grupo CPFL, e conta com a participação de 48 distribuidoras de energia de todo o país.
“A ONEE representa um movimento nacional de transformação. Uma iniciativa importante apoiada pelas distribuidoras de energia em todo país e que vai levar eficiência energética para dentro das escolas e para as casas desses jovens, influenciando hábitos e construindo um futuro mais sustentável.”, afirma Marcos Madureira, presidente da ABRADEE.
Na expectativa de se tornar a maior edição desde sua criação, a olimpíada mobiliza estudantes e professores em uma programação que inclui formação docente, desafios gamificados, provas interativas e uma cerimônia nacional de premiação, marcada para 6 de novembro em Brasília.
Para saber mais sobre a ONEE, acesse onee.org.br