A prefeita Lucimar Sacre de Campos e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Zilda Pereira Leite, entregaram ontem (4) o uniforme oficial do projeto às 200 crianças que participam da ‘Escola em Tempo Ampliado’, na EMEB Gonçalo Domingos de Campos – Caic. O projeto foi implantado no último dia 14 de novembro, com o objetivo de ampliar o tempo de permanência das crianças na escola, ofertando atividades extracurriculares e recreativas, além de ações protetivas. Ao todo, o projeto recebeu 400 camisetas personalizadas, duas para cada aluno.
Após a entrega oficial do uniforme do projeto, a prefeita conversou com os estudantes e visitou as dependências do Caic, onde são realizadas oficinas pedagógicas (informática, dança e artes). Lucimar adiantou que, para 2016, mais quatro escolas municipais receberão esse projeto. Também destacou o trabalho da equipe coordenadora do projeto no Caic e o entusiasmo dos estudantes em participar de todos os módulos, inclusive das aulas de reforço de matemática e português, matérias que considera fundamentais para um melhor aprendizado.
"Mais uma vez, ao visitar este Caic, percebo a forma determinada com que o projeto ‘Escola em Tempo Ampliado’ foi abraçado por todos vocês, professores e alunos. Os ganhos em aprendizado são evidentes. Este projeto nasceu após reuniões com a comunidade do Jardim Alá, onde foi evidenciado preocupação das famílias em relação ao tempo ocioso dos alunos de faixa etária vulnerável, tempo agora ocupado de forma útil e com satisfação, pois é evidente a alegria geral de quantos estão aqui, no período vespertino. Acreditem no seu potencial, crianças, porque aqui está uma das pontes do futuro. A educação é sempre o melhor caminho", frisou a prefeita.
Conforme a coordenadora do projeto no Caic, professora Anne Caroline da Silva Pereira, os estudantes têm assimilado facilmente a essência de todos os módulos do projeto ‘Escola em Tempo Ampliado’. Ela disse ter observado visível evolução no aprendizado geral, a despeito do pouco tempo que o projeto começou a ser trabalhado na unidade educacional. "É uma recompensa ver que bons resultados começam a ser colhidos, desde já".
Essa opinião foi compartilhada pela coordenadora pedagógica do Caic, Marilene do Espírito Santo e por Sônia Regina de Souza Neves, coordenadora do projeto ‘Escola em Tempo Ampliado’ na Secretaria de Educação. As educadoras enfatizaram que a inclusão desse projeto em mais quatro escolas da rede pública municipal representa passo importante para reforçar o aprendizado em todos os níveis.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Zilda Pereira Leite disse que ao constatar que o projeto foi aceito e se tornou prática entusiástica dos alunos do Caic, observado pela postura diferenciada apresentada pela maioria torna importante a ampliação do mesmo. “Queremos inclusive estabelecer parceria com a Univag para orientar os estudantes sobre hábitos de higienização bucal e buscar cada vez mais aperfeiçoar a metodologia que está sendo aplicada. O propósito é nobre e o projeto está efetivamente nos trilhos. As crianças têm demonstrado maior disciplina no dia a dia escolar, envolvimento nas atividades e boas impressões sobre o projeto, como na execução, e a visão global que têm do Caic", pontuou a secretária.
HM NARDELLI ME
Quinta-Feira, 05 de Novembro de 2015, 12h46