Pessoas que estavam na região da casa que desmoronou na tarde de ontem (10) no bairro Jardim Cuiabá, na Capital, ao perceberem que a construção ruía, filmaram todo ocorrido. O vídeo mostra o prédio emitindo sons e vindo abaixo em poucos minutos.
O imóvel em que funcionava uma creche, que já estava interditado pela Defesa Civil, estava situado entre a Avenida 8 de Abril e a Rua Ramiro Noronha. Não houve nenhum ferido no incidente.
A casa ficava vizinha à obra do Edifício Villaggio Calábrio. Nas imagens, é possível ver que a residência já apresentava rachaduras em sua estrutura, possivelmente causadas no momento em que o solo começou a ceder devido erros na edificação do prédio de luxo.
Também é possível verificar nas filmagens que o muro de contenção, entre a residência e as obras, cede aos poucos até que a casa vem de todo ao chão e o muro é então destruído. Parte de uma creche também foi atingida pela queda do imóvel.
A unidade de ensino, porém, não está em funcionamento.
A Gerencial Construtora, responsável pela construção do Edifício Villaggio Calábrio, emitiu nota, onde afirmou que desde janeiro vem realizando ensaios no terreno devido às suas particularidades em relação ao solo. Segundo o comunicado, a parte que desabou faz parte dos ensaios realizados antes do início da construção da Torre do empreendimento.
Ainda de acordo com a empresa, os ensaios foram realizados de forma a não oferecer nenhum risco aos operários.
VILLÁGGIO CALÁBRIO
Localizado em área nobre da Capital, o Villággio Calábrio já está sendo comercializado pela construtora. O empreendimento possui apartamentos de 2 e 3 quartos.
Em fase de obras, a unidade "mais em conta" custa R$ 325.703,00. Existem apartamentos com o custo de cerca de R$ 800 mil.
NOTA PÚBLICA
Diante das notícias veiculadas pela imprensa sobre o rompimento da contenção do terreno onde será construído o empreendimento Edifício Villaggio Calábria, a empresa GERENCIAL vem a público informar o seguinte:
1)- Desde o mês de janeiro de 2019 a empresa GERENCIAL vem realizando ensaios no referido terreno em decorrência das características e peculiaridades do referido solo.
2)- A contenção que estava sendo realizada e ruiu faz parte dos ensaios preliminares antes do início da construção da Torre do empreendimento, cujos ensaios foram realizados sem qualquer espécie de risco para os operários da obra;
3)- Para que os ensaios não causassem prejuízos para a vizinhança, todas as cautelas foram adotadas pela Gerencial, inclusive a mudança da Creche vizinha para outro local, tudo sob às expensas da empresa;
4)- A Gerencial já havia se comprometido desde janeiro de 2019 a recuperar o prédio antigo da referida Creche, o que ocorrerá imediatamente;
5)- A construção da Torre do Edifício Villaggio Calábria somente será iniciada após a realização de todos os ensaios e efetiva constatação de que não há qualquer risco para a contenção do terreno;
6)- A empresa Gerencial assegura aos seus clientes e ao público em geral, que as obras do Edifício Villaggio Calábria serão em breve retomadas, após a conclusão de todos os ensaios e com a certeza de que o empreendimento não trará nenhum risco para os adquirentes dos apartamentos, aos futuros moradores e que o prazo de entrega está mantido.
7)- A Gerencial é empresa genuinamente mato-grossense, fundada há mais de quarenta anos em Cuiabá, e durante a sua existência sempre cumpriu todos os compromissos com os clientes, principalmente quanto à segurança e qualidade de seus empreendimentos, prazos de entrega e apoio após a ocupação do edifício. E assim continuará atuando na sua atividade, seja em relação ao Edifício Villaggio Calábria, seja em relação a todos os seus empreendimentos.
Atenciosamente,
GERENCIAL CONSTRUTORA E ADMINISTRADORA LTDA
Yes!
Terça-Feira, 11 de Junho de 2019, 17h12