Uma iniciativa feita pela cuidadora Pollyana Sousa, 36, busca arrecadar livros para bazar e ajudar com as despesas dos 33 abrigados em sua casa. Atualmente, a dívida da protetora está em R$ 11 mil. Ela espera angariar R$ 6 mil neste mês e o restante do valor em agosto. As doações precisam estar em bom estado para que possam ser vendidas. Os interessados em ajudar, podem entrar em contato com a voluntária pelo número (65) 8131-9442.
Além das doações, os felinos também podem ser ajudados por meio da adoção responsável. Dos 33 gatos cuidados por Pollyana, 30 estão disponíveis para serem adotados. Até o momento, após um dia de campanha, já foram recolhidos 25 livros.
Todo o dinheiro arrecadado será para ajuda em custos como ração, remédios, vacinação e castração. Ao , Pollyana destaca a importância de ter uma verba em caixa, pois o número de gatos resgatada aumenta a cada dia.
Em novembro do ano passado, uma gata gestante foi deixada no local e o número de animais subiu de 17 para 43. Ela também faz um apelo para que a sociedade se aproxime a causa de proteção aos animais.
“É importante que as pessoas participem mais. Tentar se aproximar dos protetores, porque é um trabalho bem solitário e difícil, a gente fica bem envolvida, é desgastante fisicamente, psicologicamente e financeiramente. Toda a nossa vida gira em torno desse cuidado com os gatos que a gente tenta acolher, que cruzam o nosso caminho”, comenta a cuidadora.
O primeiro resgate feito pela cuiabana foi em 2015, quando uma vizinha se mudou e abandou seu pet. Depois começaram a jogar filhotes perto de sua casa, por se tratar de uma rua um pouco isolada. Ela, com a família, providenciou um lar temporário e conseguia adoções para os animais de estimação.
Em 2018, entretanto, o número de animais abandonados começou a aumentar. A cuidadora relata que teve de deixar um emprego fixo e passou a trabalhar como "catsitter", uma babá de gatos, para ter um horário mais flexível. Desde então, por gostar tanto dos animais, ela se dedica aos cuidados com os felinos.
Os gatos disponíveis pela adoção e outras informações para a arrecadação podem ser consultados pelo seguinte perfil da rede social.