Cultura Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025, 19h:00 | Atualizado:

Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025, 19h:00 | Atualizado:

Notícia

Chuvas de meteoros serão vistas em locais afastados da cidade

 

GAZETA DIGITAL

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O céu de Mato Grosso será palco de duas chuvas de meteoro entre a noite de quarta-feira (30) e o amanhecer de quinta-feira (31). A observação da Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas será possível somente em áreas afastadas dos centros urbanos, sem poluição luminosa.

Os dois fenômenos já estão ocorrendo há alguns dias e o ápice, com o maior número de corpos celestes visíveis, será a partir das 23h de quarta-feira, sendo as duas chuvas coincidentemente em períodos próximos, o que permite a observação tanto da Alpha Capricornídeos quanto da Delta Aquáridas em uma mesma madrugada, de acordo com o Observatório Nacional.

Em Mato Grosso, as chuvas de meteoros serão visíveis a olho nu desde que o observador se afaste de centros urbanos com muita luz e alta concentração de poluição luminosa, conforme explicou o Pablo Edilberto Munayco, doutor em física e professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Moradores de Cuiabá podem se deslocar a locais próximos, como Poconé (104 km ao Sul), que já foi palco de observações do grupo da UFMT ou até a região de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte).

“Em Cuiabá (a chuva de meteoros) não será visível pela alta poluição luminosa, caso se afaste um pouco do centro pode ser que dê para ver alguma coisa. Lugares como o Trevo do Lagarto em Várzea Grande também é possível ver”, explicou o professor.

De acordo com informações do Observatório Nacional, a Alpha Capricornídeos terá o seu pico na noite de quarta-feira a partir das 23h (horário de Cuiabá) até o amanhecer de quinta-feira com cerca de 5 meteoros por hora. Essa chuva está em atividade desde o dia 3 de julho e segue até 15 de agosto.

A Alpha Capricornídeos ocorre próximo à Constelação de Capricórnio, na direção Sul. Enquanto isso, a Delta Aquáridas do Sul tem o seu pico previsto para a madrugada de quinta-feira, com uma taxa de 15 a 25 meteoros por hora. O Observatório Nacional indica que a observação se inicie no mesmo horário, por volta das 23h de quarta-feira (horário local) até o amanhecer de quinta-feira.

A Delta Aquáridas se estende desde 12 de julho e 23 de agosto, próximo à Constelação de Aquário, ao Leste da Constelação de Capricórnio. Meteoros são pequenos corpos celestes que se incendeiam total ou parcialmente ao entrar na atmosfera terrestre e tocar o oxigênio. Ao se incendiar, eles criam uma luminosidade no céu, que é possível ser vista do chão. Uma chuva de meteoros ocorre quando certa quantidade desses corpos cruzam o céu ao mesmo tempo.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet