O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu na tarde de segunda-feira (26) os festeiros e devotos da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá para o tradicional chá com bolo, solenidade que marca a abertura da Festa do Senhor Divino 2025. O encontro foi realizado no terraço da Prefeitura e reuniu autoridades, servidores e representantes da comunidade católica.
Durante a cerimônia, o prefeito, secretários e demais presentes foram coroados e receberam as bênçãos da bandeira do Divino Espírito Santo, gesto que simboliza a fé e reforça as manifestações culturais e religiosas da capital mato-grossense.
Abilio Brunini destacou a importância de preservar as raízes cuiabanas. “Quero agradecer a vocês por manterem viva a tradição e a história da nossa cidade. Isso é muito importante, porque fortalece as manifestações de fé do nosso povo. Como está na própria bandeira, somos a Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, isso está no nome da cidade. E a Festa do Divino faz parte dessa identidade. Ela não é apenas uma celebração religiosa, mas representa a alma cuiabana. As festas tradicionais fazem parte de quem somos, não apenas por sermos uma cidade festeira, mas porque a nossa população carrega essas raízes com muito orgulho. É uma honra receber vocês. Nos enche de orgulho ver essa tradição sendo mantida e fortalecida”, afirmou.
Responsável pela bandeira do Divino Espírito Santo, Paulo Tomás agradeceu a recepção e o apoio do Poder Público Municipal. “Agradeço a todas as autoridades aqui presentes. É uma alegria muito grande estar aqui. Nossa responsabilidade é levar essa cultura e tradição para nossos filhos e netos, mantendo viva a cuiabania. Sermos recebidos pela Prefeitura é motivo de grande alegria, pois o Poder Público também tem o dever de preservar essa tradição”, ressaltou.
Em sua 196ª edição, a Festa do Senhor Divino representa um marco da cultura cuiabana, com elementos que envolvem espiritualidade, religiosidade popular, gastronomia e musicalidade.
“É uma grande honra recebê-los aqui, simbolizando e representando essa festa tão rica culturalmente e tradicional, que conta com pessoas como vocês, que mantêm viva essa herança e fortalecem a nossa fé católica. Para mim, é uma imensa satisfação representar a Prefeitura neste momento. A festa celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos após a morte de nosso Senhor Jesus Cristo. Estamos aqui para dar continuidade a esse ato de fé. Esta celebração vai além da alegria e da confraternização; ela representa, sobretudo, um fortalecimento espiritual, tão necessário diante das batalhas e desafios que enfrentamos diariamente”, declarou a vice-prefeita e secretária de Mobilidade Urbana, Vânia Rosa.
Estiveram presentes na solenidade a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa; a secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher; o secretário de Assuntos Estratégicos, Murilo Bianchini; o secretário de Cultura, Jonnhy Everson; o secretário de Planejamento, Nivaldo Almeida; a secretária da Mulher, coronel Hadassah Suzannah; a secretária de Ordem Pública, Juliana Chiquito Palhares; e o secretário da Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira.
Também participaram o secretário adjunto de Comunicação, Max Aguiar; o secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier; a secretária adjunta de Cultura, Vilmara Vidica; e a secretária adjunta da Mulher, Stefanya Paiva.
A imperatriz da Festa do Senhor Divino 2025, Leila Malluf, também marcou presença, ao lado da vereadora Baixinha Geraldelli, do vereador Rafael Ranalli e do senador Wellington Fagundes.