18 de Outubro de 2019,

Cultura

A | A

Sexta-Feira, 30 de Maio de 2014, 17h:35 | Atualizado:

RESTAURAÇÃO

Esculturas serão expostas na Arena Cultural

esculturas.jpg

 

A Prefeitura de Cuiabá está restaurando esculturas desgastadas pelo tempo, que estavam instaladas na Avenida Coronel Escolástico e Lagoa Encantada, no bairro CPA III. Elas farão parte de uma exposição na Arena Cultural, que será montada na Morada do Ouro.

Entre as peças estão a estátua “Três Graças“, do artista plástico, Leonardo Henrique Lobo de Campos, e a “Bicho de Duas Cabeças”, criada por Jonas Barros. 

“Estes monumentos já não tinham condições de permanecer nestes locais, o primeiro a ser retirado corria risco de desabar e os demais precisavam ser recuperados o mais rápido possível. A princípio as obras ficam na exposição e depois buscaremos um espaço adequado”, disse o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado.

A escultura Três Graças, que homenageia a musicista Zulmira Canavarros, a poeta Guilhermina de Figueiredo e a jornalista Luiza de Figueiredo Calhao, foi retirada da Avenida Coronel Escolástico em setembro do ano passado e o processo de revitalização durou cerca de dois meses. Ela é feita de cimento, possui tamanho humano e acessórios de sucata.

A obra Bicho de Duas cabeças é composta por figuras de peixes, com medidas entre três e 6 metros de chapa. A restauração deve ser concluída nos próximos dias.

O trabalho de recomposição manual está sendo executado pelo escultor, Fred Fogaça, também responsável pela recuperação da escultura da Maria Taquara, em 2009. “A originalidade das peças foi mantida 100%. É um trabalho contínuo que envolve a reconstrução, retirada de impurezas e colocação de verniz”, explicou.

A programação da Arena Cultural será iniciada no dia 12 e segue até 24 de junho, com entrada gratuita em todos os dias de evento.

Galeria de Fotos

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS