A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL-MT), em homenagem ao aniversário de 296 anos de Cuiabá, realiza entre os dias 08 de 12 de abril, no teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, o espetáculo ‘Cuiabá dos meus amores’. A peça teatral foi escrita por José Rabello Leite, e promove um verdadeiro resgate histórico-cultural da capital do Estado. A estreia acontece na próxima quarta-feira (08), voltada para autoridades, imprensa e convidados. No dia 09, o teatro abre as portas para profissionais da educação e nos dias 10, 11 e 12 para toda sociedade, com ingresso a 2 litros longa vida que serão doados para a creche Falcaozinho, em uma ação social da Sala da Mulher.
A peça de Rabello Leite tem roteiro de Justino Astrevo e Carlina Rabello e supervisão de Direção de Cininha de Paula (Rede Globo), com orientação de Maria Lígia de Borges Garcia, cenário de Marcelo Velasco e Kleber Faria, figurinos de Thaiane Jacob e Jorge Katumba, coreografia de Rodnei Barbosa e trilha sonora de Bolinha e Edmilson Maciel. O espetáculo será protagonizado por Romeu Benedicto e a atriz graduada nos Estados Unidos e neta do escritor, Kyara Jacob.
Cuiabano, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), destacou a importância de promover e valorizar a cultura e a história de Cuiabá tanto para quem mora na cidade quanto para todo o estado. “É com muito prazer que, em nome de todos os deputados, eu convido toda a sociedade mato-grossense para assistir esse espetáculo que revive os principais momentos da nossa história, fomenta a classe artística e valoriza a nossa cultura. Cuiabá dos meus amores é para todos os cuiabanos, nascidos aqui ou não”, pontuou Maluf.
Filha do autor e assinando a direção da peça, a promotora de eventos, Carlina Rabello, explicou que o espetáculo vai emocionar a plateia revivendo lugares marcantes como o ‘Bar do Bugre’, além de retratar lendas antigas e o folclore.
“O espetáculo é uma das nossas maiores riquezas no setor artístico, englobando todos os segmentos: dança, músicas, artes cênicas, folclore regional, poesias. Retrata não só as nossas ‘estória’ e lendas, bem como todo o berço histórico da fundação de nossa cidade e seus costumes”, disse Carlina.
Através do teatro, a peça será uma realidade virtual, porque na volta ao passado temos que sentir o próprio passado. O público será envolvido de tal maneira que seus cinco sentidos respondam aos estímulos durante a apresentação. Uma obra para ser eternizada, guardada como um baú de nossas memórias. Um referencial de nossa história, de nossa cultura, de nossas lendas.
A história se baseia em uma turista que visita Cuiabá e é recepcionado por um autêntico cuiabano, que se orgulha da sua terra e começa a viajar pela história de sua cidade desde sua fundação até os dias atuais. Contando através da dança, interpretações, músicas, as lendas como: pé de garrafa, alavanca de ouro, a sedução que o ouro exerce sobre o homem, como isto influenciou no desenvolvimento da cidade, os "causos" contados nas festas, as festas de Santo, do surgimento do Siriri e da alegria do povo cuiabano, a grande apoteose da formação e influências que geraram cidade grande.
Ingressos
Para os dias 10, 11 e 12, o ingresso estará disponível a partir de segunda-feira (06), na Casa de Festas e no saguão de entrada da Assembleia Legislativa. Os ingressos são limitados.