04 de Agosto de 2020,

Cultura

A | A

Sexta-Feira, 14 de Março de 2014, 18h:32 | Atualizado:

FAN FEST DA COPA

Estado convoca artesãos para expor produtos

artesanato.jpg

 

O edital para seleção de peças artesanais para o projeto Vitrines Culturais do Governo Federal, que vão ser comercializadas durante os dias da Copa do Mundo já está publicado. A informação é da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT). Em Mato Grosso o evento acontecerá por meio do Programa do Artesanato Mato Grossense-PAB/MT.

Os interessados podem ver as condições de participação por meio do Edital n°2, de 21 de fevereiro de 2014, Seção 3, Páginas 34 a 36 (veja em anexo) publicado no Diário Oficial da União pelo Ministério da Cultura/Secretaria de Economia Criativa e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. 

“As exposições acontecerão nos entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014Fifa Fan Fest e em outros espaços culturais das cidades-sede dos jogos e são  uma ótima oportunidade para que os artesãos mostrem seu trabalho, comercializem seus produtos e contriburem na divulgação da riqueza cultural dos Estados”, destaca a coordenadora ao Programa de Artesanato de Mato Grosso, Elvira Leite.

O edital fica aberto até o dia 6 de abril e selecionará aproximadamente 60.000 peças artesanais. Podem participar artesãos brasileiros de qualquer parte do país, de forma individual ou por meio de grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos. A exigência para os interessados é que estejam cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), coordenado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em cada Estado. Serão aceitas inscrições somente pelo sistema SALIC Web, até ás 23h59 do dia 06 de abril de 2014(horário de Brasília/DF).

Em Mato Grosso, os artesãos ou entidades que ainda não estejam cadastrados junto ao SICAB e tenham interesse em participar do edital devem procurar a sede do programa. A coordenadora Elvira Leite, explica o procedimento. “Basta a pessoa comparecer na sede do Programa de Artesanato da Sicme-MT, que fica na Avenida Thogo da Silva Pereira, número 311, Bairro Centro Sul em Cuiabá", informou.

Para confecção da carteira profissional de artesão é preciso entregar 02 fotos 3x4, cópia dos documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor), comprovante de residência e uma peça pronta. Essa peça será avaliada por uma equipe técnica, que classifica o produto de acordo com a técnica utilizada, a matéria-prima e a qualidade de acabamento, em qual situação o produto se enquadra nas definições da portaria federal. No caso de entidade representativa do setor artesanal é necessário apresentar cópias de: ata de fundação, ata da eleição da última diretoria, estatuto social, CPNJ e documentos pessoais do represente legal”.

Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones:(65) 3623-0026 / 3623-3023

Números:

O Governo de Mato Grosso através da Sicme tem participado em todo o Brasil de importantes eventos que fazem parte do calendário do Programa de Artesanato. “Em 2013, participamos de grandes feiras nos municípios de Mato Grosso e em outros Estados, como Brasília, Pernambuco e Minas Gerais. Ao todo foram 18 eventos que resultaram na comercialização de 31.522 peças, beneficiando 4.075 artesãos e somando o volume de negócios de mais de R$ 458 mil”.

A ação promovida pela Sicme denominada Feira de Artesanato Itinerante, oferece toda estrutura para que o artesão divulgue e comercialize seus produtos sem custo para o profissional. “Muitos profissionais, associações ou cooperativas não tem recurso financeiro para participar de feiras e grandes eventos pelo Brasil. Este projeto contribui para estimular o artesanato regional e fomentar esta importante arte para a cultura”, finaliza a coordenadora.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS