Cultura Quarta-Feira, 04 de Dezembro de 2019, 09h:08 | Atualizado:

Quarta-Feira, 04 de Dezembro de 2019, 09h:08 | Atualizado:

FOTOGRAFIA

Festas de santo são tema de exposição em MT

 

G1-MT

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

exposicao-rosario.jpg

 

Por quatro anos os fotógrafos Antônio Siqueira e Luzo Reis percorreram nove municípios da Baixada Cuiabana captando a essência de 19 festejos populares.

A coletânea de fotos que eterniza momentos singulares das festas aos santos de devoção de famílias, realizadas em boa parte em zonas rurais, dá origem à exposição “Santos da Baixada” cuja circulação tem início na quinta-feira (5), em Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá, a partir das 20h.

Moradores e turistas que por ali passam vindo de destinos turísticos dos arredores do município poderão contemplar a mostra que em sua estreia ficará em cartaz ao ar livre, em estrutura especialmente montada na Praça Manoel Loureiro. No dia seguinte, segue para a sede da Fundação Cultural e Turismo de Rosário Oeste (Funcultur).

Com visitação gratuita, fica em cartaz até o dia 30 de janeiro de 2020. Os próximos destinos são Cuiabá e Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá).

De acordo com Luzo Reis, o projeto que deve ter mais desdobramentos, começou com uma pesquisa que afunilou as escolhas para festas que possuem longa tradição na cultura dessas cidades. Rosário Oeste é uma delas.

Mas também há registros de festas em Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e nas comunidades de Bom Jardim, em Nobres; Mimoso, em Barão de Melgaço; Varginha, em Santo Antônio do Leverger e Mata Grande, em Chapada dos Guimarães.

O próprio encontro [ou reencontro] com Antônio Siqueira [mais tarde descobriram parentesco], aconteceu na cidade, o que torna o local ainda mais simbólico.

A ideia surgiu em 2015, em um curso oferecido na cidade pelo fotógrafo José Medeiros. Na ocasião, Luzo foi apresentado a Siqueira.

Além de trabalhar, Siqueira “entrega” que os dois se divertiram muito nas festas e morador de Rosário, ele conta que já tem ouvido muitos burburinhos.

Na região, eles frequentaram as festas à Nossa Senhora da Guia, na comunidade de Igrejinha; em homenagem a Nossa Senhora da Piedade, no bairro Taboão e da festa da Rua da Barra, no centro de Rosário, que é em devoção a São Benedito.

Singularidade da Baixada

Curadora do trabalho, a crítica de arte e animadora cultural, Aline Figueiredo ressalta o entrosamento dos fotógrafos em enfocar o universo da cultura popular e especialmente, a singularidade da Baixada Cuiabana, onde os municípios estão concentrados.

Ao analisar as imagens, Aline descreve que elas mostram um luxo caboclo e requinte no vestuário, além da beleza singela das decorações internas, limpeza e suavidade. E também retratam que novas características, que acompanham a realidade das comunidades, foram incorporadas ao longo dos tempos.

O projeto de pesquisa e documentação fotográfica de Luzo e Antônio é fruto da curiosidade dos fotógrafos em conhecer os festejos, as peculiaridades existentes em cada localidade e as histórias por trás das festas. Explora a riqueza imagética e outras manifestações culturais e artísticas que não podem faltar a elas, como o cururu, siriri, procissões, ladainhas, adoração, lambadão e culinária ribeirinha, dentre outros elementos.

Em Cuiabá, a exposição entra em cartaz em fevereiro de 2020, no Macp e em Chapada, no final de março, na Praça Dom Wunibaldo.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet