23 de Abril de 2019,

Artigos

Cultura

A | A

Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 19h:35 | Atualizado:

Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá começa nesta quinta-feira

Há 19 anos, o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá volta os olhares de cineastas, produtores e artistas brasileiros para Mato Grosso. Também conhecido por Cinemato, o evento semeia por estas terras a importância do setor do audiovisual quando explorado como instrumento de cidadania e exemplo de economia criativa. “Todos estes traços são realçados pela programação, que traz todas as exibições gratuitas, um seminário e as mostras paralelas que atendem escolas e grupos sem muito acesso a salas de exibição”, destaca o idealizador do evento, Luiz Borges.

A abertura acontece nesta quinta-feira (20.02), às 19h, no anfiteatro do Espaço CDL. O homenageado desta edição é o cineasta e produtor, Zelito Vianna, uma das expressões do Cinema Novo no Brasil, parceiro de Glauber Rocha. O Festival é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), em parceria com os Institutos Cultural América (Inca) e Dancem.

Após a solenidade de abertura, têm início as exibições pela Mostra Competitiva de Curta-Metragem. Para começar, “Paraizoo”, de Amauri Tangará, trabalho que se utiliza de uma estética artística para fazer denúncia. Na ficção, a imensidão branca dos campos de algodão das lavouras avança Cerrado adentro, devastando os limites de Chapada dos Guimarães. A falsa beleza e a iminência da morte dos seres que ali habitam são observados pelo “bicho-câmera”.

Na sequência, o público cuiabano tem encontro com o cinema amazonense. “Anos de Luz”, de Aldemar Matias, é um retrato sensível do fotógrafo Gregório Rivera, o “Goyo”, que aos 93 anos revisita a memória e imagens para contar episódios da história mundial que acompanhou de perto. Em 1958, na Sierra Maestra (Cuba), ele se apresentou ao exército rebelde de Fidel Castro, não com uma arma, mas com sua câmera.

Já o cinema paranaense traz para Cuiabá um pouco de suspense. Em “O Castelo”, de Rodrigo Grota, jovens acabam se deparando com um castelo abandonado em uma caminhada. Ao explorar o lugar, o grupo se vê diante de uma série de situações macabras.

Consulte a programação completa do Festival em www.cinemato.com.br. 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS