13 de Agosto de 2020,

Cultura

A | A

Terça-Feira, 28 de Julho de 2020, 14h:00 | Atualizado:

VIRTUAL

Fotógrafos fazem exposição de Festas de Santos em comunidades da Baixada Cuiabana

exposivcao.jpeg

 

O fotógrafo Luzo Reis e o primo dele, Antônio Siqueira, fizeram uma exposição virtual de Festas de Santos celebradas em comunidades da Baixada Cuiabana. O projeto se chama “Santos da Baixada” e conta com fotos de 16 festejos de Mato Grosso.

Há meses as rotinas mudaram. Os encontros se tornaram virtuais e com a arte e a cultura não foi diferente. O que antes podia ser visto e sentido de perto, agora está a um clique.

O fotógrafo Luzo Reis conta qual é a diferença entre a interação presencial e a online. “Óbvio que não é a mesma coisa, eu acho que na interação presencial, uma exposição, a gente prepara todo a ambiente pra receber o público. É completamente diferente, mas eu acho que é uma forma de estar minimizando o efeito desse distanciamento”, afirma.

No ambiente virtual dá para ver todas as fotografias, conhecer a ideia do projeto e um pouco sobre os fotógrafos. Antônio Siqueira é de Rosário Oeste e desde 2014, os primos fizeram uma série de viagens em nove municípios de Mato Grosso. No total foram 16 festas fotografadas.

Por enquanto só é possível acessar a exposição virtual pelo computador, mas vale a pena parar um pouco para mergulhar e conhecer mais a cultura do nosso estado.

“Essas festas, algumas, são centenárias, outras tem mais de 150 anos então é uma coisa muito antiga e remota os tempos onde a assistência médica não chegava nesses cantos aqui do Brasil, então as pessoas pagavam as promessas feitas aos santos oferecendo uma grande festa pra comunidade, mas ao mesmo tempo, também era um momento de socialização, das pessoas se encontrarem, um momento de lazer das comunidades locais”, afirma.

Seja por meio das imagens ou pela visita guiada que foi pensada para a inclusão de todos. As fotos são narradas para quem tem alguma deficiência visual, mas também proporciona uma outra opção de sentir.

 

 



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS