Fomentar o ensino musical de crianças, adolescentes e jovens é o objetivo da parceria firmada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com o Instituto Ciranda – Música e Cidadania. O resultado da ação pode ser conferido nesta quarta-feira (30.06), às 19h, no recital que será transmitido ao vivo pelo canal de YouTube do Instituto Ciranda.
O Recital de Alunos Instituto Ciranda é o segundo evento da temporada artística anual e apresenta um repertório preparado com as turmas de diversos instrumentos musicais. Devido às restrições da pandemia, o evento foi elaborado totalmente on-line, inovando no formato de apresentações em grupos.
Além de clássicos, MPB e trilhas de filmes de sucesso que farão parte das apresentações dos alunos, o evento ainda exibe o concerto da Orquestra Sinfônica CirandaMundo com a participação do Quarteto de Cordas, Quinteto para Violão, Quarteto de Cordas e do convidado especial, o violonista André Marcílio.
“É uma honra para a Secretaria poder contribuir para a inclusão de crianças e jovens por meio desse reconhecido projeto que utiliza a música como ferramenta de transformação social. Parabéns ao Instituto Ciranda pelas ações nas áreas da educação e cultura. Parabéns aos alunos que participam do ensino musical e que, com certeza, irão nos presentear com uma bela exibição”, declara o titular da Secel, Alberto Machado, o Beto Dois a Um.
O Instituto Ciranda – Música e Cidadania
Há mais de 15 anos, o Instituto Ciranda desenvolve projetos nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. Com aulas do instrumento musical da sua escolha e de disciplinas teóricas auxiliares, os alunos dispõem de todas as condições para se desenvolverem socialmente por meio da música.
Além das ações em Cuiabá, a organização oferece ensino musical gratuito em Rondonópolis, Poconé, e nas comunidades rurais de João Carro e Água Fria, em Chapada dos Guimarães. Em 2020, a instituição foi destaque nas mídias pelo serviço prestado à distância, mantendo o nível de qualidade de ensino, assim como o comprometimento social com as famílias dos atendidos.
A parceria firmada com a Secel possibilita a manutenção das atividades na sede localizada na capital mato-grossense, que atende gratuitamente 240 crianças, adolescentes e jovens de Cuiabá, Várzea Grande e região.