Mato Grosso não registrou nenhuma nota 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, de acordo com o resultado divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pandemia foi um dos fatores que contribuíram para o aumento da desigualdade no desempenho entre os estudantes.
É o que contam alguns alunos que, apesar das dificuldades, conseguiram uma boa pontuação na prova, e tiveram a redação acima de 900. Apenas no primeiro dia de aplicação do exame, houve 30% a menos no número de inscritos em relação a 2020.
O exame foi aplicado em 57 municípios de Mato Grosso, em 183 locais de prova. Para a aplicação, os locais precisaram adotar medidas para a prevenção ao contágio da Covid-19, como uso de máscaras o tempo inteiro durante a prova, uso de álcool em gel e distanciamento social.
O número de abstenções no estado ficou acima da média nacional, com 26% de faltosos, apenas no primeiro dia do exame na modalidade presencial. Já no Enem digital, 49,3% dos inscritos não realizaram a prova.