Morreu na noite desta sexta-feira, no Rio, o artista plástico, desenhista e educador infantil Daniel Azulay. Segundo uma publicação em sua página no Facebook, Azulay travata de uma leucemia e contraiu o novo coronavírus. Ele tinha 72 anos.
Em nota, a Clínica São Vicente confirmou o falecimento de Azulay, mas e disse que "não tem autorização da família para divulgar mais detalhes". Muito popular nos anos 1970 e 80 por programas infantis na TV, ele foi o criador da Turma do Lambe-Lambe, inicialmente como tirinha do jornal "Correio da Manhã", que completou 45 anos em 2019. Ele foi criador de personagens como a vaquinha Gilda, a coruja Professor Pirajá e a galinha Xicória, e do bordão "Algodão doce pra você!".
Conhecido também pelos ternos coloridos, os óculos arredondados e um sorriso inconfundível, Azulay ainda ajudou diversas crianças a desenvolver seus dotes artísticos, com a rede de escolas Oficina de Desenho Daniel Azulay.
A morte do desenhista provocou comoção entre famosos. A escritora Cora Ronai lamentou a morte em seu Facebook: "Pessoa encantadora: espalhou tanta arte e alegria pelo mundo".