Com um modelo de negócio limitado, redações cada vez menores, índice de leitura em queda e sob a ameaça da desinformação, o jornalismo tem vivido anos de profunda crise. Em Cuiabá, não é diferente. Com objetivo de discutir o momento atual da prática jornalística, ocorre neste sábado (19) “O Futuro do Jornalismo em Cuiabá”, às 8h, no auditório da Fecomércio-MT.
O evento, realizado pela Dialog Assessoria e Comunicação, reúne jornalistas, comunicadores profissionais e pesquisadores da área. “O jeito de fazermos jornalismo mudou muito de dez anos para cá e raramente encontramos tempo pra pensarmos sobre isso. A ideia do evento veio dessa necessidade”, conta Camila Bini, jornalista e fundadora da Dialog.
O evento é gratuito, mas direcionado para profissionais do mercado. As inscrições foram encerradas na segunda (14) pois todas as vagas foram preenchidas.
A programação de “O Futuro do Jornalismo em Cuiabá” é dividida em três painéis. No primeiro deles, com o tema “O que é notícia hoje em dia”, a ideia é mostrar que fatos ‘viram’ notícia em diferentes plataformas (impresso, site, televisão e rádio). Para isso, participam cinco painelistas: Daniel Pettengill (A Gazeta), Francisca Medeiros (TVCA), Júlia Munhoz (Metrópole FM) e Natacha Wogel (Leiagora). A professora Dra. Mariângela Sólla López, da UFMT, fará a mediação do debate.