Cultura Sábado, 01 de Março de 2025, 11h:54 | Atualizado:

Sábado, 01 de Março de 2025, 11h:54 | Atualizado:

SEM CARNAVAL

Praça símbolo da boemia cuiabana fica deserta e silenciosa

 

YURI RAMIRES E VITHÓRIA SAMPAIO
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Chico Ferreira   

praca mandioca

 

Símbolo da cultura e boemia cuiabana, a Praça da Mandioca estava irreconhecível nesta sexta-feira (28), primeira noite de carnaval. A ausência de um carnaval público foi sentida pelos foliões. Vazia, os bares ao entorno contaram com os clientes fieis para atravessar a noite amarga. 

Sem palco, iluminação, música e o principal, sem foliões. Quem foi à Praça da Mandioca esperando uma festa digna de carnaval, nada encontrou além dos bares que ainda resistem à falta investimentos e promoção do local que é um dos pontos turísticos da cidade. Esse cenário despertou sentimentos não esperados para o primeiro dia de folia. 

Guilherme Santos Silva, 23, contou que olhar para a praça vazia o fez pensar no tempo. “O tempo é bruto. Você olha para um lugar desses, que era cheio, animado e cheio de alegria e vê como está agora, é muito triste”, disse. 

Ele, que já frequentou carnavais no local, recorda que tinha dia que mal conseguia andar. “Era muito bom, não só aqui no meio, mas nos bares também. Não entendo como isso aconteceu”, disse ao GD.

Professor aposentado, Elzio José Vitório Pacheco, 70, é morador do Centro Histórico, para ele, é muito triste esse cenário. Ele que começou o bloco ‘Etílicos da Mandioca’, em 1993, viu o carnaval crescer na praça. 

“Tinha muita gente que vinha só para brincar o carnaval aqui. Hoje você vê, dá até dó. Quando se fala em carnaval, lembra-se da Praça da Mandioca. Disseram que é falta de verba, mas não é só sobre isso, temos cultura, temos uma história que deveria ser respeitada”, disse. 

Comerciantes informais, que moram no entorno, até montaram barracas para vender comidas e bebidas, mas sem público, tiveram prejuízo. Eles contavam com a folia para conseguir uma renda extra. A expectativa agora é conseguir recuperar as vendas durante o Bloco dos Estudantes, que começa neste sábado (1) e vai até o dia 3, na avenida Mato Grosso.  

Prefeitura de Cuiabá informou, desde o começo da atual gestão, que o carnaval não seria uma prioridade, tanto é que não destinou nenhuma verba para a festa popular. Os foliões da cidade podem curtir nos bares ou nas cidades ao entorno, como Chapada dos Guimarães, Santo Antônio e Livramento, além dos blocos patrocinados pelo Governo. 

Veja a programação abaixo:

Sábado 1/03

A partir das 15h, será realizado o primeiro Carnaval da história do distrito do Coxipó do Ouro, uma das comunidades mais tradicionais de Cuiabá.  Com alta expectativa entre os moradores, a celebração simboliza o resgate cultural e o fortalecimento do sentimento de pertencimento local.  

Também acontece início do Carnaval da Família Cuiabana, na Praça Oito de Abril, a partir das 18h. Até terça (4), toda a família poderá curtir a folia que contará com marchinhas, apresentações artísticas e desfile infantil. 

Cortejo do Cordão Carnavalesco Vem Quem Quer no Centro Histórico de Cuiabá, a partir das 15h. Organizado por coletivos independentes, o evento reúne foliões e artistas em percurso saindo da Praça Santos Dumont até a Rua Ricardo Franco, com paradas culturais na Igreja da Boa Morte, Praça Alencastro e Praça da Mandioca. Haverá mais um cortejo na segunda (3). 

Começa também o Bloquinho dos Estudantes Avenida Mato Grosso. As 100 primeiras pessoas que chegaram no evento todos os dias ganham um brinde. No sábado, a programação começa às 18h e, nos demais dias, às 16h. Essa festa vai até o dia 3. 

Domingo 2/03

A partir das 15h, o Rebu Bar celebra o carnaval de rua e a música mato-grossense no Baile da Calorosa. A festa acontece na rua Um do bairro Boa Esperança e contará com DJs e show da banda Calorosa, que toca canções autorais e sucessos globais em versões do típico lambadão cuiabano. 

Segunda 3/03  

A partir das 18h, o Bloco Ressuscita celebra a diversidade e a inclusão no bairro Boa Esperança. 

Terça 4/03

O Carnaval da Central completa a agenda carnavalesca em Cuiabá na terça (4), a partir das 18h, na Orla do Porto 2. Com apresentações de artistas locais, o evento dispõe de dois palcos, sendo um de música eletrônica e funk, e outro de brasilidades e carnaval. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente via Facepass.





Postar um novo comentário





Comentários (15)

  • Certíssimo.

    Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 12h46
  • Correto. Focar em resolver problemas, o caos e no proximo ano carnaval. Que adianta festa e depois reclamarem que as upas nao funcionam, os buracos nas ruas cada vez maiores? Prioridades.. os comerciantes que teriam que se organizar entre eles. Colaboremos!
    0
    0



  • Gean

    Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 04h55
  • Parabéns ao prefeito, quem quer fazer carnaval faça que o dinheiro do seu bolso até por que pegam dinheiro público para torrar em algo que não tem retorno nenhum , entre eles fizessem mas não com dinheiro público, o antigo prefeito deixou cidade esburacadas funcionários com salário atrasado ou para atual gestão pagar a prioridade e a cidade e não uma festa sem retorno para a população
    2
    1



  • Palmiro

    Domingo, 02 de Março de 2025, 10h22
  • Enquanto existir a faixa de gaza na Praça da Mandioca não haverá descentralização e organização no tradicional Carnaval CUIABANO,quando a briga não vem dos comerciantes locais vem dos moradores agora a briga é Política e infelizmente os foliões estão perdendo a essência do tradicional carnaval de rua e se não faltasse a rusga do Ex Prefeito Nenel com o riquinho Governador né gente agora veio a vez do Secretário Adjunto de Cultura tomar as Dores e pilotar os cerca de 6 milhões injetados pelo Deputado Beto dois a um em emendas parlamentares para realizar e ser o "chamado" "Pai" do Carnaval Mato Grossense mas se não faltasse as urnas em 2026 que já é agora e muitos não voltaram para aquela casa a renovação será tremendo escutem o que eu estou falando e vai vendo até aonde vão levando as emendas Impositivas dos deputados até na construção de restaurante mas a fiscalização é muito devagar ainda farra aqui no mato grosso com as emendas Impositivas vão fiscalizar que vocês verão com seus próprios olhos. Triste realidade e desigualdade cultural entre membros de uma sociedade mas o mundo da voltas.
    4
    2



  • Beto

    Domingo, 02 de Março de 2025, 09h18
  • Abilio lascou os comerciantes daquela região kkkkk
    3
    7



  • Santos

    Domingo, 02 de Março de 2025, 07h40
  • Parabéns Prefeito Abílio... dinheiro da Administração Pública deve ser aplicado em Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura... quem quiser ir pular no Carnaval que gaste seu próprio dinheiro.
    14
    7



  • João Prates

    Domingo, 02 de Março de 2025, 02h28
  • Políticos evangélicos e bolsonaristas estão fazendo de tudo para combater o funcionamento de bares, restaurantes, boates, clubes. Quem vota em evangélico fique em casa vendo televisão, e pague por isto.
    11
    7



  • Djuca

    Domingo, 02 de Março de 2025, 00h12
  • Muito maconheiro e petista que frequentavam o local só tem grana para o fumo e o korote, fizeram o L e agora não tem dinheiro nem para o Carnaval, acham que o poder público tem que pagar a vadiagem deles....
    11
    6



  • Maria Batalha

    Sábado, 01 de Março de 2025, 23h01
  • E assim com essas bobagens vamos todos vivendo nesse eterno besteirol sobre o Carnaval. E esse "Prefeito" fingindo que não usar a verba da cultura e lazer no Carnaval vai ter algum efeito nas finanças. Fingindo que o orçamento público é igual nosso orçamento doméstico. Cada secretaria de governo tem seu próprio orçamento. Não é possível "tirar" o investimento em uma secretaria e injetar na outra. É mentira isso. O Prefeito pode optar por não viabilizar o Carnaval, apenas isso. É apenas uma jogada politiqueira a favor das tais "pautas conservadoras", apenas um gesto caça-voto. Lamentável!
    6
    6



  • Alex André da Silva

    Sábado, 01 de Março de 2025, 18h16
  • Muito bom!! Agora todos descansa do adequadamente para trabalhar e produzir. Primeiro vocês trabalham depois vocês comemoram, fosse assim há muito tempo poderíamos comemorar tranquilos num país de primeiro mundo.
    6
    3



  • Antonio

    Sábado, 01 de Março de 2025, 17h30
  • O que estamos vendo é um prefeito que coloca suas crenças pessoais acima da vontade popular, tentando transformar Cuiabá em uma cidade moldada à sua ideologia religiosa. Muitos que votaram nele se esquecem de que escolheram um fundamentalista, e agora estão vendo na prática as consequências dessa escolha: uma administração que toma decisões autoritárias, sem diálogo com a sociedade.
    10
    8



  • Lula

    Sábado, 01 de Março de 2025, 15h37
  • Parabéns ao prefeito Abílio, por acabar com esse lixo, chamado Carnaval.....Vão trabalhar, cambada de desocupados.....
    8
    7



  • Palmiro

    Sábado, 01 de Março de 2025, 15h21
  • Infelizmente o Abílio acertou e o Governo Estadual errou não sabem fazer Carnaval hoje por exemplo vai ter um Carnaval de eletrônica nunca foi tradição na Praça da Mandioca vão lá e olhem com seus próprios olhos e tirem suas conclusões só não levem seus filhos que o crima é completamente nubrado aos olhos do cristianismo só macumbeiros e a turma do epa vote canhaim... Vamos pra chapada meu povo ...
    3
    4



  • Thiago

    Sábado, 01 de Março de 2025, 14h04
  • Abílio e um idiota.
    17
    14



  • Igor

    Sábado, 01 de Março de 2025, 12h56
  • Toda essa galera aí da praça da mandioca votou no Abílio. Akakakakak?
    17
    8



  • Joenes pica pau

    Sábado, 01 de Março de 2025, 12h15
  • Parabéns meu amado prefeito, o senhor fez bem acabar com a putaria e devassidão que acontecia naquela praça. Hoje é uma praça de paz e salvação.
    16
    15











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet