Curiosidades Quinta-Feira, 04 de Abril de 2019, 09h:51 | Atualizado:

Quinta-Feira, 04 de Abril de 2019, 09h:51 | Atualizado:

Notícia

Aniversário de Cuiabá terá minicircuito de astronomia

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Em comemoração aos 300 anos de Cuiabá, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza o minicircuito de astronomia "Descobrindo o Céu de Cuiabá". A programação é aberta à comunidade e tem início no dia 08 de abril, data de aniversário da capital e as atividades são gratuitas. O minicircuito é organizado pelo programa de extensão "Física na Nuvem" do Instituto de Física (IF). 

Conforme a UFMT, para participar só é necessária a realização de inscrição prévia para as oficinas, marcadas para começarem a partir das 8h30. "Para a comunidade acadêmica o evento é importante pois permite aos acadêmicos do curso de Física desenvolverem suas habilidades de futuros docentes e pesquisadores. Esse é um espaço importante de contato com a comunidade externa. Como as atividades englobam um público de muitas idades (de crianças à idosos) e de diversas escolaridades (de não alfabetizados a doutores) o acadêmico precisa, para explicar os conceitos científicos, adequar as palavras e adotar estratégias muito distintas, sendo um grande desafio", explica o professor Elvis Lira da Silva, coordenador do evento. 

"Para universidade é importante por que são poucos os momentos em que a universidade abre suas portas para a comunidade externa, para que haja troca de saberes com a comunidade que a circunda. O evento cumpre assim uma importante função da universidade, a de estar em contato direto com a sociedade. Para a comunidade é importante pois é um dos poucos eventos científicos de Cuiabá. Esse é um dos poucos momentos em que a comunidade adentra a UFMT para ouvir e discutir temas tão ricos e empolgantes como a astronomia, ouvir sobre galáxias, buracos negros, nebulosas, sobre o Universo", completa o docente. 

"Um dos poucos momentos em que pode ter contato com as descobertas científicas que mudaram nossa concepção de mundo, descobertas que revolucionaram nossas vidas, que nos mostraram como somos, ao mesmo tempo, tão pequenos (nesse imenso universo) mas também como somos tão especiais por conseguir desvendar, predizer acontecimentos, e entender o cosmo. É um momento em que a comunidade externa pode celebrar junto com a academia os grandes feitos da humanidade, como a confirmação da teoria da relatividade geral de Einstein, ocorrida há 100 anos em Sobral no Brasil. Entender como essa descoberta revolucionou a nossa concepção da natureza e do universo", finaliza. 

As inscrições para as oficinas e informações sobre todas as atividades podem ser consultada no site do evento (sites.google.com/fisica.ufmt.br/eventoastronomia). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8730. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet