Quando o assunto é beleza, o batom é quase uma paixão universal. Um dos itens mais famosos no nécessaire, em diferentes cores, acabamentos e texturas, ele também é campeão em versatilidade. Para participar de uma videochamada, para um jantar em casa ou até mesmo para dar um up na autoestima, o item é capaz de transformar qualquer produção.
A paixão é tanta que o produto ganhou uma data comemorativa para chamar de sua. Nesta quinta-feira (29/7), é comemorado o Dia do Batom. A fim de adentrar na celebração, o Metrópoles te ensina a escolher o produto perfeito para realçar a sua beleza natural, com direito a dicas de produtos a partir de R$ 10,90.
“A escolha do batom é bastante particular”, pondera a expert em maquiagem Letícia Coutinho, dona da SOS MakeUp. Na loja dela, especializada em produtos de beleza, as amantes de uma boa coloração nos lábios surgem com diferentes demandas.
Porém, fazer uma boa escolha do produto pode te ajudar a exibir um visual ainda mais incrível, e não é uma ciência tão complicada assim. O segredo? Entender bem seu tom de pele e preferências próprias.
O acabamento matte costuma figurar entre os mais procurados, mas há opções para todos os gostos, desde as apaixonadas por opções mais “basiquinhas” e neutras, até as mais exuberantes, como um vermelho poderoso, de acordo com a especialista.
Na paleta
Além de combinar com o estilo e personalidade da dona do sorriso, o batom também pode ser um importante aliado na hora de realçar a beleza natural, e isso tem a ver com o subtom e o espectro de cores, como explica a consultora de beleza e estilo Natalia Taveira.
Você já passou alguma maquiagem que parece não ter encaixado bem com seu rosto, que fica bem distante do pescoço, ou tem um aspecto bastante artificial — sem falar no temido efeito “panda”? Para essa desconexão, existe uma explicação ligada à colorimetria.
“Existem quatro tipos de subtom de pele: frio, neutro frio, neutro quente e quente”, adianta a consultora. “Com uma escolha que combina bem com o seu, é possível disfarçar algumas manchas, um aspecto mais cansado, e trazer um ar mais saudável e vívido, apenas com um batom, por exemplo”, completa.
Com o truque na manga, não é necessário abrir mão de cor de batom nenhuma. É só escolher uma tonalidade da cor que mais gosta — e mais combina com você.
No entanto, descobrir o seu subtom de forma certeira, segundo Natalia, não é tão simples. É necessário passar por uma análise de cores com diferentes tecidos, feita por uma especialista na área. Mas, se você já tem uma preferência e se sente confortável em seguir com ela, confira as orientações da expert, direcionadas para cada cútis.
Frios
Para quem faz parte do espectro de subtons frios, a orientação é investir em batons com fundo mais rosado, assim como a base.
Quente
Se a base que você se sente confortável tem um fundo mais amarelado, a recomendação é investir em cores com essa mesma característica, mais puxada para o marrom e nuances suaves.