Curiosidades Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2025, 16h:00 | Atualizado:

Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2025, 16h:00 | Atualizado:

PESQUISAS

Fóssil de réptil de 237 milhões de anos é achado no Brasil

 

CNN BRASIL

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

OSSOS DINO.jpg

 

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, descreveram uma nova espécie de réptil que ocupava a Terra na Era Mesozoica, por volta de 237 milhões de anos atrás. O fóssil foi encontrado em Paraíso do Sul (RS) tem cerca de 80 centímetros de comprimento e pode ajudar a ciência a explicar a origem dos dinossauros. 

A nova espécie pertence ao grupo chamado de Proterochampsidae, que ocupa uma posição que os paleontólogos consideram crucial na árvore evolutiva dos répteis. O réptil pode ter dado origem tanto aos jacarés e crocodilos quanto aos dinossauros.

O animal foi chamado de Retymaijychampsa beckerorum em um estudo publicado no periódico científico Acta Palaoentologica Polonica. As características do esqueleto levam os pesquisadores a acreditar que o réptil foi quadrupede e carnívoro.  

A característica inspirou o nome do gênero, que combina palavras do grego e do guarani, que significa “crocodilo de perna forte”.  Os ossos robustos da perna indicaram que a espécie possuía membros posteriores bastante fortes, possivelmente utilizados para impulsionar o animal em investidas rápidas na tentativa de emboscar presas. 

Buscas seguem no sítio fossilífero

O terreno onde o fóssil foi encontrado é da família Becker, que foi homenageada no nome da espécie e doou diversos fósseis para a universidade. 

A faculdade relata que, devido à frequência que fósseis raros são encontrados, uma equipe de triagem e preparação de fósseis escavados seguem no local e esperam apresentar novos achados ainda neste ano.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet