O resultado da mais recente edição da versão russa do programa ‘The Voice Kids’ foi cancelado após autoridades locais descobrirem um esquema com o auxílio de robôs que contribuiu com milhares de votos para a jovem Mikella Abramova (10 anos). Vencedora na final com 56,6% dos votos, Mikella é filha do empresário milionário russo Yan Abramov e da cantora pop local Alsou. O ocorrido foi noticiado pelo site britânico BBC. “As análises prévias do resultado confirma que houve influência externa na votação, o que afetou os resultados”, declararam à imprensa internacional os representantes do Channel One TV, canal responsável pela exibição do programa.
“O esquema deverá ser o primeiro e último que alguém terá utilizado para controlar a escolha da audiência”, continua a declaração feita pelos produtores do programa. O texto também coloca Mikella como uma das vítimas do esquema: “Crianças não devem ser culpadas por ações arquitetadas por outros. Cada um dos nossos participantes é um membro da grande família The Voice”.
Constatada pela empresa de cibersegurança Group-IB, a alteração do resultado foi constatada após os investigadores concluírem pelo menos 8 mil dos votos favoráveis a Mikella enviados via mensagem de texto teriam partido de apenas 300 números distintos de telefones, todos com programas favoráveis à vencedora.
De acordo com os investigadores, pelo menos 30 mil ligações favoráveis à vencedora partiram de números programados com esse fim. O caso ainda está em aberto: os investigadores ainda tentam descobrir que teriam arquitetado o esquema e os produtores do The Voice Kids ainda não resolveram se será realizada uma nova missão.