O secretário nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo (Mtur), Antônio Parente, se reuniu nesta segunda (20.08) com o secretário adjunto de Turismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Okamura, e equipe técnica para tratar de assuntos relativos às ações da pasta estadual vinculadas ao órgão federal, como algumas obras do Programa Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur) que estão sob gestão da Sedec.
No total, a soma de investimentos para o programa equivale a R$ 278 milhões, entre financiamento e contrapartida do Estado, que contam como fonte principal de financiamento recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As ações incluem a revitalização de equipamentos turísticos e a implantação e recuperação de infraestrutura de apoio ao turismo.
Foram citadas algumas obras já finalizadas, entre elas, a reforma e restauração do Complexo da Salgadeira, a avenida Aníbal de Toledo em Poconé, porta de entrada do Pantanal mato-grossense, que recebeu urbanização e a drenagem de águas pluviais no trecho entre a rodovia, e a obra da Avenida Universitária, em Pontal do Araguaia que incluiu a pavimentação asfáltica e a drenagem de águas pluviais, sinalização viária e iluminação.
Também foram lembradas a sinalização turística em municípios como Chapada do Guimarães, Poconé e Nossa Senhora do Livramento, já concluídas, e outras em execução como Rosário do Oeste, Nobres, Acorizal, Jangada, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.
Para Jaime Okamura, a reunião foi uma ótima oportunidade para apresentar as últimas informações sobre os status das obras e acertar os detalhes dos próximos encontros e ações. “Essa conversa é mais uma ferramenta que possibilita estarmos alinhados com o Ministério do Turismo, bem como, tentando buscar mais alternativas para desenvolver o segmento em nível estadual”.
Novidades
O secretário do Mtur também destacou que estão em andamento as tratativas para a revitalização da Lagoa do Poxoréu, que já foi um dos principais atrativos turísticos de Mato Grosso e se encontra desativada desde 2008. “Esse projeto é uma das prioridades da nossa gestão. Esse local tem um forte significado para fomentar o turismo no estado e queremos reativá-lo”, anunciou.
Ainda durante o encontro, Parente também adiantou que na próxima semana fará uma reunião em Brasília com a presença do secretário Okamura e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para tratar sobre a inclusão do Parque Nacional de Chapada do Guimarães no Programa de Turismo nos Parques que visa estruturar os locais para a atividade turística. “O parque de Chapada é considerado um dos 10 mais bonitos do Brasil, portanto, não poderia ficar de fora deste projeto e queremos viabilizar o que for possível”, pontuou.