Economia Quarta-Feira, 07 de Maio de 2014, 16h:08 | Atualizado:

Quarta-Feira, 07 de Maio de 2014, 16h:08 | Atualizado:

Notícia

Administração tributária de MT está alinhada com as melhores práticas mundiais

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Os planos da receita pública de Mato Grosso estão alinhados com as melhores práticas mundiais de países como Estados Unidos, China, Canadá, Noruega, Holanda, França, Espanha e Portugal. A constatação foi feita durante a 48ª Assembleia Geral do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT), no Rio de Janeiro, onde 85 delegações, de 38 países, discutem até esta sexta-feira (09.05), o futuro e as tendências da administração tributária mundial.

Segundo o secretário-adjunto da Receita Pública da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), Jonil Vital de Souza, presente no encontro, os procedimentos de atuação do Fisco estadual estão antenados com as práticas mais modernas de administração tributária do mundo. “Um exemplo é a resolução 03/2010, que consiste em um procedimento prévio com o contribuinte, sugerindo que as divergências existentes na base do Fisco sejam corrigidas antes do lançamento tributário”, explicou Jonil.

Para o chefe de gabinete da Sefaz-MT, Jorge Luis da Silva, também presente no evento, a participação de vários estados e países em um encontro dessa grandiosidade ajuda a reunir esforços para o combate à evasão fiscal e outras formas de descumprimento das obrigações tributárias. “A troca de experiências permite melhorias técnico-administrativas significativas aos estados, bem como o desenvolvimento de cooperação técnica entre os participantes”, concluiu.

Esta edição do evento tem como tema “O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Tributária”. Dividido em três tópicos, o encontro pretende abordar o uso de documentos eletrônicos na administração tributária, as TIC no atendimento ao contribuinte e as TIC e o controle fiscal. O CIAT começou na última segunda-feira (05.05) e encerra-se nesta sexta com um Seminário sobre Métodos para Melhorar as Relações com a Comunidade de Contribuintes Empresariais e Intermediários Fiscais.

OPORTUNIDADE VALIOSA

Na abertura do CIAT, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, disse que o encontro é uma oportunidade valiosa de debate em um momento no qual os governos de diversos países fazem esforços para recuperar o crescimento de suas economias. “As administrações tributárias estão empenhadas na busca de soluções aos problemas fiscais para garantir o aumento da capacidade de financiamento público”, afirmou.

Ele destacou ainda que os recentes progressos na tecnologia da informação têm proporcionado oportunidades e avanços consideráveis nas administrações tributárias, como os projetos de Escrituração Fiscal Digital e da Nota Fiscal Eletrônica, que reduzem a burocracia, facilitam os controles relacionados ao cumprimento das obrigações tributárias e promovem a equalização dos contribuintes no aspecto da conformidade.

Essas iniciativas, completou Carlos Barreto, geram impactos bastante positivos não apenas sobre a arrecadação tributária, mas também na redução dos custos das empresas e no nivelamento das condições de competitividade na economia.

Entre os participantes do CIAT estão representantes de instituições/empresas, tais como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização Mundial de Aduanas (OMA), Oracle e Serpro, além das secretarias de Fazenda dos estados brasileiros.

O secretário da Receita Federal do Brasil é o representante do Brasil junto ao Centro Interamericano de Administrações Tributárias.

O CIAT

O CIAT é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1967, com sede no Panamá, que fornece assistência especializada aos seus países-membros, visando o fortalecimento e modernização de suas administrações tributárias. A entidade tem como objetivo apoiar os esforços dos governos nacionais na promoção do fortalecimento institucional, por meio do incentivo à cooperação internacional e ao intercâmbio de experiências e melhores práticas.

Na sequência da Assembleia Geral, nesta sexta-feira (09.05), com uma quantidade menor de participantes, está programado Seminário sobre Métodos para Melhorar as Relações com a Comunidade de Contribuintes Empresariais e Intermediários Fiscais, de iniciativa do próprio CIAT, da Corporação Financeira Internacional (CFI) do Grupo do Banco Mundial, do Diálogo Fiscal Internacional (ITC), e da Receita Federal.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet