A preservação do meio ambiente é prioridade para a rede de Hotéis Mato Grosso, que busca atender e cumprir a legislação ambiental. Um exemplo é o Hotel Águas Quentes, considerado um dos melhores hotéis de águas termais do Brasil, localizado na Serra de São Vicente, no Parque Estadual de Águas Quentes, e que possui, desde 2009, política ambiental por meio do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), com um gestor da área responsável para a prevenção dos impactos ambientais, evitando ou controlando os mesmos, com foco na melhoria contínua.
O SGA foi o primeiro passo para a certificação do selo ISO 14001 do empreendimento, desde 2014, que garante que a empresa atende a uma série de padrões de proteção ao meio ambiente e responde a mudanças nas condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas. É de adesão voluntária e as organizações que buscam o sistema querem fazer algo a mais pelo meio ambiente e não apenas cumprirem as leis de sua obrigatoriedade.
Segundo o gestor ambiental Joab Almeida da Silva, o SGA atesta que todas atividades no empreendimento são disciplinadas e controladas para minimização do impacto ambiental de seu entorno. Para isso, a unidade faz o uso racional de recursos ambientais e campanha de conscientização de clientes e colaboradores.
"Muitas ações são realizadas no local, como construção e manutenção de acero no entorno das nascentes do parque, instituição de equipe de brigadista do próprio hotel, ecoaulas com a comunidade local, feira de produtos produzidos pela comunidade, monitoramento da qualidade da água do rio a cada três meses, entre outros", completa o gestor ambiental.
O hotel realiza também serviço de vigilância e governança ambiental do Parque Estadual Águas Quentes, visando a preservação do local, a proteção das nascentes, prevenindo o desmatamento ilegal, caça ilegal, descarte inadequado de resíduos, invasão da área e queimadas.
A diretora de Marketing da Rede de Hotéis Mato Grosso, Adriana Aires, enfatiza que a administração das Águas Quentes tem compromisso de responsabilidade com o Parque Estadual, porque é a sua preservação que permite a existência do empreendimento e a sustentabilidade do negócio.
"Temos uma preocupação constante em preservar o meio ambiente e as práticas sustentáveis entre o turismo e a natureza, com um planejamento que assegure a viabilidade econômica da operação de longo prazo e um modelo participativo de gestão envolvendo o Estado, o setor privado e a comunidade local", concluiu a diretora.
ISO 14001
A qualidade do gerenciamento ambiental do Hotel Mato Grosso Águas Quentes e a sua conformidade com a norma ABNT ISO 14001 são certificadas desde 2014, renovando-se anualmente. O ISO 14001 demonstra que a organização está preocupada com a preservação do meio ambiente e pelas práticas sustentáveis entre o turismo e a natureza, sendo uma ferramenta de gestão de negócios e meio ambiente que vem sendo muito utilizada por redes hoteleiras e outras organizações como forma de investir em melhorias nos processos de produção e, consequentemente, minimizarem o impacto ambiental causado por suas atividades, levando-se em consideração a sustentabilidade em meio a mudanças climáticas. Basicamente, a ISO 14001 padroniza as organizações e colabora para o desenvolvimento e implantação de estratégias ambientais, o que gera a manutenção e conservação de um meio ambiente saudável para todos, incluindo as gerações futuras.
PRÊMIO ECOLÍDER
O Hotel Águas Quentes também é o único de Mato Grosso a receber, desde 2015, o prêmio Ecolíder pelo programa TripAdvisor EcoLíderes no Brasil. Desenvolvido com a consultoria da Rainforest Alliance e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o selo é um dos maiores projetos de sustentabilidade voltado para hotéis e certifica hospedagens ao redor do mundo. Cada propriedade é identificada com um símbolo exclusivo e traz uma lista detalhada das práticas ecológicas de cada acomodação. Essas informações são divididas em categorias como economia de energia, consumo consciente de água e impacto social local.
Fernando
Quinta-Feira, 06 de Junho de 2019, 17h35