Assessoria Corpo de Bombeiros
A Justiça determinou o fechamento do setor produtivo de uma usina de etanol em Jaciara (MT) depois que a empresa registrou dois acidentes entre os meses de junho e julho. Em um dos acidentes, três funcionários foram atingidos por uma explosão durante o conserto de uma das estruturas do local.
A decisão é desta quinta-feira (5) do juiz do Trabalho Alex Fabiano de Souza.
Segundo o magistrado, a empresa deverá manter os empregos e salários.
A decisão atende a um pedido do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPTMT) levando em consideração dois episódios de acidentes graves que aconteceram entre junho e julho na usina.
A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com a usina para saber se a empresa já foi notificada.
O magistrado levou em consideração o que diz o MPT: que a usina não cumpre parte das obrigações de segurança e saúde no trabalho, a exemplo de que nas últimas semanas houve uma explosão de um cilindro de etanol que atingiu três trabalhadores com queimaduras graves
A decisão lembra ainda de um incêndio que começou depois que uma caldeira pegou fogo.
O juiz diz que fica evidente que a usina está mal administrada em relação à segurança e saúde de trabalhadores e que é um local de grave risco à vida.
A Justiça determina a interdição do setor produtivo da unidade, onde estão os produtos e substâncias inflamáveis e líquidos combustíveis, até que a empresa cumpra as orientações já feitas pelo MPT.
Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 30 mil para o gestor da usina.