Welcome Varejo! Este é o título de uma das ações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) para receber os turistas da Copa 2014, que terá jogos realizados na Capital, a partir do mês de junho. Como explica o presidente da CDL Cuiabá em exercício, João Batista Rosa, trata-se de um curso que se inicia em março, na Escola de Varejo, e ofertará ensinamento básico de inglês contemplando a forma de recepcionar os turistas, questões culturais pertinentes, como captar palavras no diálogo e que permitam se localizar dentro da fala do visitante, entre outros subtítulos.
“Também estamos estudando questões como abastecimento das lojas, fachadas, sinalização e indicações em inglês, entre outras possibilidades”.
O evento realizado no ‘Espaço CDL’, na sede da entidade na Capital, é a reunião pró-Copa do Mundo convocada pelo governador Silval Barbosa e os respectivos prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, Mauro Mendes e Walace Guimarães. Foram formadas mesas-redondas com grupos de trabalho para discutir e formatar propostas em torno de nove eixos: Mobilidade Urbana, Segurança, Cultura, Saúde, Turismo, Limpeza e Embelezamento das Cidades, Comunicação, Acomodações e Abastecimento e Meio Ambiente. O encontro reuniu até a noite de ontem representantes de entidades classistas-empresariais, todos os secretários de Estado e dos dois municípios.
As pessoas convocadas para esta força-tarefa, que o governador classificou de ”exército apto a realizações”, estão delineando e colocando como roteiro um conjunto de ações para simplificar a vida do visitante estrangeiro, recepcioná-lo adequadamente e direcioná-lo a noites culturais, áreas de lazer, pacotes turísticos, gastronomia, entre outros produtos turísticos da capital mato-grossense e de Várzea Grande.
Os prefeitos Walace e Mendes, e o vice-governador, Chico Daltro, ressaltaram que as principais características do cuiabano, a receptividade e espírito hospitaleiro, serão os grandes motes nesta mobilização.