Economia Terça-Feira, 14 de Abril de 2020, 08h:01 | Atualizado:

Terça-Feira, 14 de Abril de 2020, 08h:01 | Atualizado:

CRISE NA PANDEMIA

Comércio propõe funcionamento com horário reduzido para evitar falência geral em Cuiabá

Atualmente, apenas atividades essenciais estão funcionando

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

comercio-cuiaba.jpg

 

Por intermédio da Câmara de Cuiabá, a equipe técnica do Executivo Municipal recebeu na tarde desta segunda-feira (13), representantes do comércio e da indústria da Capital para debater sobre a possibilidade do retorno das atividades comerciais no município. A reunião foi articulada pelo presidente do Parlamento Municipal, vereador Misael Galvão (PTB), que na semana passada foi procurado pelos diretores da Fecomércio, FIEMT, Facmat, FCDL, CDL Cuiabá e ACC para tratar sobre o assunto.

Naquela ocasião, as entidades foram recebidas por Misael e os vereadores Luis Claudio (PP), Toninho de Souza (PSDB) e Orivaldo da Famácia. O encontro ocorreu no Palácio Alencastro.

Na oportunidade, foi constituído um corpo técnico para elaboração de um plano estratégico para retomada da atividade econômica no município, conforme determina o Art. 38 do Decreto Municipal 7868 de 03/04/2020. Atualmente, apenas os empreendimentos que exercem atividades consideradas fundamentais estão autorizados a abrir as portas, como supermercados, farmácias, posto de combustível e oficina mecânica.

Desta forma, aproveitaram a reunião para expor a preocupação com os efeitos na economia e suas consequências em relação manutenção de empregos e a própria sobrevivência das atividades. Partindo disso, Misael cobrou assento do setor em discussão na Comissão de Enfrentamento ao Covid-19.

“Todos nós vivemos em Cuiabá, se você olhar bem, quem está pagando o maior preço é o comerciante isso diverge dos dados estatísticos, não é falado economicamente, hoje o poder público em geral tem de ter a humildade de sentar e conversar com os empresários como a prefeitura está fazendo agora, a uma preocupação sim com a Pandemia e temos de nos preparar, eu estou preocupado vendo tudo fechado e a cidade parada, daqui a pouco começaremos a tratar com depressões reais, isso ataca o psicológico da pessoa, vim do comércio sei o que estão passando e daqui a pouco precisará bem mais que medidas brandas, teremos de ser radicais, peço que os representes do setor tenham participação na Comissão de Enfrentamento e decisões em favor das pessoas e município, eles são a mola propulsora da economia”. Afirma Misael.

Um plano emergencial prévio deverá ser apresentado pelas entidades ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) já nesta terça-feira, dia 14. Dentre as sugestão já apresentadas pela categoria está a flexibilização das medidas restritivas, permitindo a abertura do comércio e serviços em horário reduzido de funcionamento das 9:00hs às 17:00hs, seguindo todos os cuidados preceituados nas cartilhas disponibilizadas pelo Sesc/Fecomercio, Sesi/FIEMT , garantindo assim a segurança de funcionários e população

Além disso, solicita o retorno ao horário normal de funcionamento de supermercados retorno ao horário normal de funcionamento das lojas de conveniências, mantido o sistema de pegue e leve. As entidades representadas nesta reunião pelos presidentes da CDL Nelson Soares, Fecomércio José Wenceslau de Souza Júnior, ACC Jonas Alves de Souza e da FIEMT Gustavo Oliveira recebidos pela prefeitura pelos secretários de Meio Ambiente Juares Samaniego e de Governo Lincoln Sardinha, o chefe de gabinete Neto e o técnico Gilberto.

A retomada dependerá das ações definidas com o prefeito Emanuel Pinheiro sempre seguindo os protocolos de segurança da saúde e o cuidado em seguir os decretos já definidos.

 

NOTA PÚBLICA

Foi realizada uma reunião na tarde desta segunda-feira (13/04), na Prefeitura de Cuiabá, com a presença dos presidentes da Fecomércio, Wenceslau Junior, da Fiemt, Gustavo de Oliveira, da Facmat, Jonas Alves, da CDL Cuiabá, Nelson Soares, além do presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão, juntamente com o corpo técnico da prefeitura constituído para a elaboração do Plano Estratégico de Retomada da Atividade Econômica, conforme determina o Art. 38 do Decreto Municipal 7868 de 03/04/2020.

Cada presidente informou os problemas de seus respectivos setores econômicos. Também foi apresentada uma proposta de retomada baseada na conscientização do empresariado na aplicação das medidas necessárias a garantir a segurança de clientes e funcionários, tendo como base as cartilhas disponibilizadas pelo Sesc e pelo Sesi.

O plano será baseado na avaliação de impacto por CNAE, e a Fecomércio vai encaminhar a listagem dos CNAES até amanhã.   

Mesmo sem a definição de uma data específica, diante da posição de Cuiabá no quadro de risco da pandemia, todos foram unânimes ao enfatizar a necessidade de medidas imediatas que permitam o início da retomada das atividades econômicas. 

Ficou combinado que o plano inicial será apresentado no máximo até amanhã ao prefeito e que as entidades reforçarão as instruções de segurança a empresários e funcionários para que tomem as providências de modo a preparar os estabelecimentos para a retomada. 

Entendemos que o encontro foi produtivo e que o relatório final será de grande valia para que o prefeito Emanuel Pinheiro possa tomar suas decisões. Continuamos firmes no propósito de alcançarmos um mínimo de normalidade para todos, lutando para minimizar os impactos dessa pandemia sobre todos os aspectos de nossas vidas. 

 

Wenceslau Junior

Fecomércio

 

Gustavo de Oliveira

Fiemt

 

Jonas Alves

Facmat

 

Nelson Soares

CDL Cuiabá

 

Misael Galvão

Câmara Municipal de Cuiabá





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Rog?rinho

    Quarta-Feira, 15 de Abril de 2020, 16h35
  • Como o misael é pau mandado do paletó. Ele deve acompanhar o que o paletó decidir.
    0
    0



  • Alguem

    Terça-Feira, 14 de Abril de 2020, 14h24
  • Mandei um e-mail a CDL propondo q a mesma ou alguém criasse um mega portal on line de compras e vendas, site, com todos os comerciantes do mt, sei que isso não é grande coisa mas pelo menos amenizará enquanto durar essa pandemia, espero que atendam esse pedido, é só uma ideia mas tenho certeza que seria um luz no fim desse túnel. E se for o caso, utilizariam a mesma plataforma dos grande portais de e comerce, como a magazine luiza.
    0
    0



  • Rog?rinho

    Terça-Feira, 14 de Abril de 2020, 12h32
  • Como o misael é pau mandado do paletó. Ele deve acompanhar o que o paletó decidir.
    0
    0



  • Amanda Duarte

    Terça-Feira, 14 de Abril de 2020, 08h27
  • Bom caminho.
    3
    0









Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet