Economia Domingo, 18 de Setembro de 2022, 20h:32 | Atualizado:

Domingo, 18 de Setembro de 2022, 20h:32 | Atualizado:

MANDADO ABERTO

Comprador de ouro em MT, empresário é preso pela PM em SP

Em maio, PF apreendeu 77 quilos de ouro que saíram de MT e Pará

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

DIRCEU-OURO.JPG

 

A Polícia Militar prendeu neste domingo (18) o empresário de mineração Dirceu Santos Frederico Sobrinho, presidente da Associação Nacional do Ouro (Anoro), durante uma blitz de rotina, em Moema, na Zona Sul da cidade de São Paulo. Ele tem negócios em Mato Grosso e outros estados amazônicos.

A ordem de prisão temporária de cinco dias partiu da Justiça Federal em Rondônia, num processo sigiloso que apura a extração ilegal de ouro em terras indígenas na Amazônia. Em maio, a Polícia Federal apreendeu, no interior paulista, um carregamento de 77 kg de ouro, avaliado em R$ 23 milhões, que, segundo Sobrinho, pertencia a uma de suas empresas, a FD Gold, uma distribuidora de valores com sede na Avenida Paulista.

À época, o empresário negou que a mercadoria tenha sido extraída ilegalmente de garimpos clandestinos nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. Neste domingo, Sobrinho foi encaminhado à carceragem da PF em São Paulo.

O advogado responsável pela defesa do empresário foi procurado, mas, até a última atualização desta reportagem, não havia se manifestado. A Polícia Federal apreendeu 77 quilos de ouro sem procedência conhecida em Sorocaba (SP) em 4 de maio.

O valor da apreensão soma cerca de R$ 23 milhões, segundo a PF. Seis pessoas que faziam o transporte foram detidas - quatro delas são policiais militares, um deles da reserva.

Dois dos policiais são da Casa Militar, órgão do gabinete do governador de São Paulo responsável pela segurança do Palácio dos Bandeirantes, entre outras atribuições.

OURO DE MT

A PF abriu inquérito para averiguar se houve prática dos crimes de usurpação de bens da União e receptação dolosa. Segundo documentos apreendidos, a carga de ouro saiu do Mato Grosso e Pará.

A Polícia Federal informou que monitorava um avião particular suspeito, modelo King Air Turboélice, que pousou no Aeroporto Estadual de Sorocaba (Bertram Luiz Leupolz). Com apoio da da Polícia Militar Rodoviária, os policiais abordaram dois veículos no km 74 da Rodovia Castello Branco, na praça de pedágio em Itu (SP), sentido capital.

Nos veículos, as equipes encontraram três malas com barras de ouro, totalizando 77 quilos. Uma quarta mala com diversos documentos também foi apreendida.

Os seis detidos foram levados à delegacia da PF em Sorocaba, onde foram ouvidos e liberados. O metal foi encaminhado para perícia em laboratório da PF.

A PF também informou que o avião foi apreendido. A aeronave é objeto de sequestro criminal em outro inquérito policial. As circunstâncias da utilização proibida da aeronave serão apuradas.

 





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • JOSEH

    Domingo, 25 de Setembro de 2022, 20h25
  • seu ze não delira, o ladrão tem 9 dedo.
    0
    0



  • seu ze

    Segunda-Feira, 19 de Setembro de 2022, 16h40
  • sera que sao as barras dos pastores de Bolsonaro, sera que Bolsonaro conseguiu fazer um estoque grande antes de descobrirem ele, pergunta que nao quer calar, somente poderá ser verificado apos a saido do vagabundo da presidência
    1
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet