A busca por bronzeamento é cada vez mais popular em Cuiabá, cidade nacionalmente conhecida pelo sol e calor abundante. Procedimento vai além da definição das famosas “marquinhas” e possui benefícios para a pele quando realizada de forma profissional. Método vem quebrando “tabus”, principalmente em relação aos ricos relacionados ao câncer de pele.
Proprietário de um estabelecimento especializado da Capital, Mayconledio Zamboni conta que decidiu abrir o próprio espaço de bronzeamento durante a pandemia do e covid-19. Pós-graduado em Direito Público, Constitucional e Administrativo, o empresário investiu nos procedimentos, inicialmente dedicados ao público masculino.
Com aumento da procura, ele ampliou o leque de serviços, atendendo também mulheres e trans. “Nossa história começou na pandemia, onde se viu a necessidade das pessoas buscarem o procedimento, que é absorção da vitamina D por meio do sol. Aqui em Cuiabá, não tinha espaço de bronzeamento masculino, então decidi abrir um local dedicado à este público", disse em entrevista ao GD.
Procedimento em questão se divide em vários formatos, durabilidade e leva em consideração fatores peculiares em relação ao tipo de pele e tempo de exposição. São eles: Bronzeamento natural com exposição ao sol, Bronzeamento artificial com utilização de raios UV na máquina, Bronzeamento a jato (desenvolvido para pessoas sensíveis a exposição solar)
De acordo com o especialista, os métodos, quando aplicados de forma correta, podem trazer vários benefícios. Ente elas: melhor absorção de cálcio no organismo e imunidade, estímulo da testosterona, aumento da saúde muscular, uniformização da pele, entre outros.
“Existem vários benefícios do bronzeamento, desde que seja acompanhada com o profissional habilitado a fazer esse procedimento. O processo gera maior absorção de cálcio no organismo, fortalecimento dos ossos, aumenta a saúde muscular, previne diabetes, melhora o humor, alivia sintomas de depressão, aumenta a imunidade, deixa a pele uniforme, aumenta a serotonina, que é o hormônio da felicidade, e também estimula a produção da testosterona do homem e da mulher. Tudo isso além do carro chefe que é a absorção da vitamina D”, explica.
Bronzeamento x câncer de pele
Enquanto algumas pessoas recorrem ao bronzeamento para ficar com a pele “da cor do pecado”, outras ainda relacionam o procedimento ao câncer.
A dermatologista, Luciana Neder, explica que alguns equipamentos para bronzeamento artificial foram proibidos por conta do risco a exposição excessiva aos raios UVA. Segundo ela, é necessário estar atento aos cuidados a qualquer tipo de radiação para evitar danos a pele e o envelhecimento precoce.
“O sol possui raios UVA, UVB, luz visível e infravermelho. É um pouco menos danoso do que o bronzeamento artificial, que tem apenas UVA e é uma penetração mais profunda. O sol é muito necessário quando a gente é jovem para assimilar e absorver a vitima D... Pra quem gosta do solzinho pra energizar, pode. Mas é sempre bom associar a tomada de sol bem cedinho”, explica.
Já Zamboni acrescenta que o processo não oferece riscos, desde que seja realizado de forma técnica. “Quando se fala em exposição ao sol, a primeira concepção que vem na cabeça das pessoas é a questão do câncer de pele. Não é bem assim, o que devemos analisar é: fazer uma exposição saudável com um profissional, de forma gradativa e com proteções adequadas. É necessário trabalhar de forma consciente e ética”, pontua.
Ele ainda acrescenta: “Não é somente expor uma pessoa ao sol, na máquina ou jato. Tem que ter todo o aparato de saber o tipo de pele que está trabalhando e isso requer muito estudo”.
Marquinhas
Atualmente, Zamboni realiza cerca de 10 procedimentos diariamente, mediante horário marcado. O público pode optar em realizar a sessão utilizando sunga e biquíni de tecido, ou até mesmo fazer a demarcação com as famosas fitas isolantes. Há ainda sessões para quem deseja apenas uniformizar a pele por completo, sem nenhuma marca.
Os valores dos procedimentos vão de R$ 150 a R$ 180, podendo variar dependendo do pacote e serviços escolhidos. “Além da sunga e biquíni de tecido, temos os procedimentos com sunga e biquíni de fita, ou demarcação. Temos também o bronzeamento total, sem marca nenhuma, para aquelas pessoas que querem ficar com a pele uniforme”, finaliza.
Julimar Esther
Domingo, 28 de Maio de 2023, 18h47Bolsonaro
Domingo, 28 de Maio de 2023, 15h38Observador
Domingo, 28 de Maio de 2023, 13h53Jessica Trans Corintiana
Domingo, 28 de Maio de 2023, 13h28Cuiaba
Domingo, 28 de Maio de 2023, 13h09