Economia Sexta-Feira, 03 de Agosto de 2018, 22h:39 | Atualizado:

Sexta-Feira, 03 de Agosto de 2018, 22h:39 | Atualizado:

Notícia

Indústrias de MT ganham alternativa para reduzir custo com energia

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Reduzir custos com a energia para fortalecer a indústria. Com essa proposta, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) lançou nesta quinta-feira (02/08) o Programa de Energia Sustentável da Indústria (PESI). “O programa tem o objetivo de fomentar soluções alternativas de geração de energia. É vital reduzir esse custo para que a indústria possa se desenvolver. Esse programa sintetiza a nossa missão, que é contribuir com a competitividade e desenvolvimento sustentável da indústria mato-grossense”, afirmou o vice-presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.

O superintendente da Fiemt, Mauro Santos, explicou que o PESI está pautado nos pilares Eficiência Energética, Programa Indústria Solar MT, Geração de Energia com Biomassa, Qualificação Profissional e Mobilidade Veicular Elétrica. O objetivo é otimizar o consumo, gerar energia sustentável a custos menores com crédito acessível, dar destinação adequada aos resíduos e estimular o conhecimento e adoção de práticas voltadas à sustentabilidade. A iniciativa conta com parceria do Senai MT, WEG, Engie, Sicredi e Energisa Mato Grosso.

O empresário pode economizar até 90% no valor da fatura de energia após investir em sistema fotovoltaico para gerar a própria energia. Isso porque os preços diferenciados com condições especiais de financiamento tornam o investimento autofinanciável, pois o valor economizado com a redução no custo da energia já contribui com o pagamento do financiamento no banco. A durabilidade das placas solares é de 25 anos.

“Os modelos padronizados de kits de geração de energia solar trazem ganho de escala e redução de custo, além de já temos incorporado toda condição de financiamento com taxas de juros reduzidas e prazo adequado para que o sistema seja autofinanciável”, explicou o diretor de vendas de energia solar distribuída da Weg, Kirk Douglas de Souza Bardini.

O Programa Indústria Solar MT ofertará sete modelos de geradores fotovoltaicos, sendo quatro para indústrias e três residenciais, que poderão ser customizados conforme a necessidade. “É um privilégio para o Sicredi integrar esse projeto, que coloca à disposição da indústria e dos nossos associados linhas de crédito com taxas reduzidas para viabilizar a geração de energia. É a sustentabilidade sendo colocada em prática, provendo soluções econômicas, cuidado social e ambiental. Acreditamos que vamos agregar competitividade à indústria mato-grossense”, ressaltou o presidente do Sicredi, João Carlos Spenthof.

De acordo com o diretor presidente da Energisa, Riberto José Barbanera, Mato Grosso é o estado que mais cresce em consumo de energia elétrica do país, com taxa de crescimento de 6%. “O Brasil precisa buscar essa eficiência energética. Se quisermos o futuro e desenvolvimento do país, temos que acreditar e dar condições para a indústria, porque é quando ela cresce que o comércio e o consumo crescem”, disse.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) é parceiro nos pilares Eficiência Energética, Qualificação Profissional e Geração de Energia com Biomassa. “O Senai está presente no programa para contribuir ainda mais com o desenvolvimento das indústrias. Vamos fazer o diagnóstico por meio de consultoria de forma gratuita, além de ofertar cursos para qualificar profissionais que vão atuar nesse mercado crescente da energia sustentável. Acredito que todos vão querer aproveitar essa oportunidade que fortalece a nossa indústria”, destacou a diretora regional da instituição, Lélia Brun.

Inscrições

As inscrições para o Programa Indústria Solar MT terão prazo de duração de três meses, período no qual  tanto empresas quanto pessoas físicas poderão se cadastrar. Para se inscrever acesse o site http://www.programaindustriasolarmt.com.br/.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet