Economia Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 17h:20 | Atualizado:

Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 17h:20 | Atualizado:

DESCONTOS

Mauro manda revisar consignados de servidores em MT: "pente fino"

Medida envolve servidores da ativa, inativos e pensionistas

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Mauro Mendes

 

O governador Mauro Mendes determinou, nesta quinta-feira (8.5), que seja feita a revisão dos consignados em folhas de pagamento dos servidores públicos ativos e inativos do Estado, de forma preventiva. A determinação consta em decreto já assinado pelo governador. 

“Essa medida vai garantir maior segurança aos nossos servidores. Vamos revisão para que, caso tenha alguma irregularidade, ela seja identificada. Faremos um pente fino”, ressaltou o governador.

A revisão dos consignados deverá ser feita pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com apoio da Controladoria Geral do Estado, no prazo de 120 dias, no caso de servidores inativos e pensionistas, e 180 dias para servidores ativos.

Conforme as regras para consignações em folha de pagamento no Estado, os descontos são autorizados apenas para amortização de empréstimos ou cartões de crédito, seguro de vida ou amortização de despesas com cartão consignado de benefício, e apenas se o servidor público autorizar. 

Com a revisão dos consignados, as instituições financeiras deverão apresentar a autorização do servidor para o desconto em folha de pagamento. O prazo de apresentação dos documentos vai ser estipulado pela Seplag.

Caso sejam identificadas irregularidades, o Governo poderá cancelar consignados indevidos e até suspender novas operações de descontos em folha das instituições irregulares, entre outras ações.

O decreto prevê que a revisão de consignados seja feita pela Seplag a cada dois anos.





Postar um novo comentário





Comentários (8)

  • Aplauso

    Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 20h26
  • Parabéns Governador Mauro Mendes. Não esquece de solicitar a revisão se o consignado esta obedecendo as regas de juros do Banco Central. Verificar se esta sendo descontado corretamente. Muitas vezes ate o bancário tem dificuldade de calcular o empréstimo imagine o aposentado que só vai emprestando. Não sei se a ideia é essa mais esta ai uma sugestão . Acho que analisar e se possível explicar de forma clara como esse emprestimo é calculado
    1
    1



  • OLIVIO NETO

    Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 20h20
  • ORA ORA ORA..... MALDITO MENDES SAINDO EM DEFESA DOS SERVIDORES !? AÍ TEM !!!!! 2026 TÁ LOGO AÍ NÉ !? CARA DE PAU
    2
    0



  • Wanderley

    Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 19h02
  • Vai encontrar muita podridão!!!!! Parabéns governador Mauro Mendes, pela louvável iniciativa.
    3
    1



  • Nakama Tekomo

    Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 18h32
  • A prefeitura de Cuiabá deveria fazer o mesmo. Tem aposentado da prefeitura de Cuiabá que nem salário recebe mais, de tanto consignado fraudulento.
    2
    0



  • ESTRANHO ESSE GOVERNADOR

    Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 18h07
  • Se o Nobre é Honrado Governador tivesse HONRA , HOMBRIDADE CARATER E VONTADE DE FAZER PAGANDO O DIREITO DOS SERVIDORES QUE É AS RGAs ATRASADAS de mais de 20% os servidores não estariam nesta SITUAÇÃO LASTIMÁVEL e se tivesse Seriam uma pequena MINORIA.SEM CONTAR COM O CONFISCO QUE ESSE NOBRE GOVERNADOR ESTA FAZENDO COM OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS QUE ESTÁ CADA DIA PIOR NA SITUAÇÃO FINANCEIRA. PARABÉNS MAURO MENDES O MELHOR GOVERNADOR DE MT.
    4
    0



  • Edmar Roberto Prandini

    Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 17h57
  • As atuais regras de consignação em folha de pagamentos para cartões de crédito, cartões de benefício, associações, etc., são um convite à lesividade e à corrupção. As únicas consignações em folha que deveriam ser permitidas são aquelas de contratação de crédito em que instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central são as fornecedoras do crédito e as beneficiárias com os pagamentos correspondentes. Isto porque são poucas instituições e é fácil a verificação da autorização de funcionamento junto ao Bacen. Mesmo assim, o sistema de acesso no Portal do Consignado deveria manter copia do contrato eletrônico firmado entre a instituição financeira e o servidor público. Hoje, apenas há registro das mensalidades e dos valores, mas não há cópia do contrato acessível e verificável. Cartões de crédito com desconto em folha, cartões de benefícios, benefícios associativos, são estímulos à criatividade criminosa e à lesividade. Para quem cobra as mensalidades, para quem intermedia a oferta dos produtos, para quem, dentro da administração pública, controla as informações. Já em 2018 encaminhei sugestões à Seplan e depois aos deputados estaduais, que discutiam esse problema, para restringir as hipóteses de consignação e para melhorar as formas de controle para evitar os problemas que agora repercutem em crimes contra os aposentados do INSS. Mas, não duvidem: certamente, em todo o país, servidores públicos ativos ou aposentados, de prefeituras ou de governos estaduais, também foram ou estão entre as vítimas desse tipo de crime. Infelizmente, apenas um deputado interessou-se pelas questões que formulei. Mesmo assim, nunca prestou verdadeiramente atenção.
    5
    0



  • Cuiabano

    Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 17h47
  • O governador bicudinho vc tem que devolver o dinheiro dos aposentados que vc tá passando mão nos 14% do salário dos idosos vc pode enganar a justiça dos homens que vc comprou mas a justiça divina não vc vai pagar centavos por centavos
    4
    0



  • paulo diants

    Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 17h30
  • Ué...mas nao era só o Lula?? A farra nos estados é gigante. Viva os homens de Direita no país
    2
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet