Como forma de reforçar a parceria institucional, a secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), representada pela sua adjunta de Empreendedorismo e Investimentos, esteve em reunião na Prefeitura de Várzea Grande nesta terça (19.06) para tratar sobre o Centro de Atendimento Empresarial (CAE) da cidade.
Na ocasião, o adjunto da Sedec, Leandro Reyes, e sua equipe técnica foram recebidos pela prefeita municipal, Lucimar Campos e pelo seu secretário de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Amaral, que atualizaram as informações sobre o novo CAE que passa por obras em um novo local de instalação, mais moderno, e que tem estimativa de conclusão até o fim do ano. Enquanto isso, o CAE de Várzea Grande que foi inaugurado em 2016 pela atual gestão estadual segue em funcionamento normal, dentro da sede da secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, com atendimento em horário comercial.
Conforme o secretário Leandro, o encontro foi marcado com intuito de fortalecer a comunicação entre os setores que gerenciam o CAE para facilitar a sua gestão dando suporte para as futuras ações. “Estamos formatando uma agenda para os CAE’s mato-grossenses, que inclui desde visitas técnicas ‘in loco’ a realização de cursos de capacitação para os agentes com o apoio dos nossos parceiros, como a Desenvolve MT, a Junta Comercial de Mato Grosso, o Sebrae e o Senai”, pontua o gestor.
De acordo com dados atualizados, Várzea Grande possui pouco mais de 10 mil Microempreendedores Individuais (MEI’s) e esse é justamente o público-alvo dos CAE’s, o que demonstra o potencial que a unidade várzea-grandense pode ter na prestação de serviços a este grupo econômico específico. No total, Mato Grosso contabiliza 72 Centros de Atendimento Empresarial espalhados por diversos municípios do interior, presente em mais de 40 cidades.
Entre as principais atividades gratuitas realizadas pelos CAE’s estão: prestar atendimento ao público com informações e orientações sobre registro e legalização de empresas, pesquisa de nomes e registro de marcas, pesquisas fiscais sobre os titulares, sócios e empresas, orientação sobre condição de micro ou empresa de pequeno porte e informações sobre linhas de crédito disponíveis.