Economia Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2023, 07h:40 | Atualizado:

Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2023, 07h:40 | Atualizado:

OPERAÇÃO SIGN OFF

PF desarticula quadrilha por rombo de R$ 120 mi com eletrônicos fakes em MT

Produtos etrangeiros eram vendidos no mercado pirata em MT e outros estados

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Sign Off

 


 

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (16), a operação 'Sign Off' para desarticular um grupo criminoso responsável por complexo esquema financeiro desenvolvido para o pagamento de produtos de origem estrangeira que são vendidos no mercado paralelo de eletrônicos. Somente em 1 ano e meio, o esquema teria movimentado mais de R$ 120 milhões.

Foram expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal de Mato Grosso um total de 50 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis, Ribeirão Preto (SP) e Ponta Porã (MS). Para o cumprimento das ordens judiciais foram empregados 180 policiais federais e 74 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita Federal. 

A ordem judicial também determinou a suspensão de atividades econômicas das empresas intermediadoras dos recursos, sequestro de bens móveis e imóveis, bloqueio de criptoativos e valores em contas bancárias. 

Durante as investigações, a Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, identificou que o grupo investigado movimentava altos valores recebidos dos comerciantes de eletrônicos em contas de empresas “de fachada”, registradas em nome de interpostas pessoas (“laranjas”), visando dissimular a origem e a finalidade de remessa de valores ao exterior para o pagamento de eletrônicos. 

opera��o sign off, eletronicos piratas

 

Além dos responsáveis pelo esquema financeiro, os mandados de busca foram cumpridos em endereços relacionados aos comerciantes e fornecedores identificados no curso do Inquérito Policial. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho (Art. 334, do Código Penal), organização criminosa (Art. 2º, caput, da Lei nº 12.850/13), evasão de divisas (Art. 22, parágrafo único, da Lei nº 7.492/86) e lavagem de capitais (Art. 1º, caput, da Lei nº 9.613/98), cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão. 

Sign Off é um termo em inglês que significa término, encerramento. Sua utilização como nome da operação faz referência a um de seus objetivos: encerrar o complexo esquema financeiro identificado.

 

 





Postar um novo comentário





Comentários (5)

  • jc

    Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2023, 15h10
  • Nao entendi o título da matéria.. o titulo afirma que o produto é pirata, mas na materia nao fala nada. o produto é ou nao é pirata? iphone por exemplo
    1
    0



  • Alexandre

    Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2023, 11h55
  • Ok mas porque nao tem esse tipo de empenho com os fdp safados como nosso prefeito a porra do tribunal de contas e por ai vai, tnc com porra de quem vende celular
    6
    2



  • Lis

    Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2023, 09h52
  • Grande dia! Parabéns polícia federal!
    16
    0



  • Neto

    Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2023, 08h27
  • Caíram todos os Rei do Iphone, Rei do Xiaomi, etc....Vamú pagar imposto gurizada!!!
    20
    2



  • Sociedade

    Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2023, 08h23
  • Tem que prender mesmo isso sim, parabéns a Policia Federal e Receita Federal.
    15
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet